A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo aponta que nível de dopamina no cérebro cai durante ataque de enxaqueca - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo aponta que nível de dopamina no cérebro cai durante ataque de enxaqueca

Pesquisadores fizeram medições dos níveis de atividade do cérebro e dopamina

Usando PET Scans do cérebro – uma modalidade de diagnóstico por imagens, investigadores da University of Michigan (UM), nos Estados Unidos, mostraram que o nível de dopamina cai e oscila em momentos diferentes durante uma enxaqueca. Esse resultado pode ajudar os cientistas a entenderem melhor as terapias baseadas em dopamina para tratamentos da enxaqueca, além de facilitar a compreensão do comportamento dos pacientes durante um ataque.

A conexão entre a dopamina e a enxaqueca tem sido pouco entendida tanto na área terapêutica, quanto na de pesquisa, disse o neurocientista e investigador principal, Alex da Silva. Médicos e equipes em atendimento de emergência, muitas vezes, receitam aos pacientes com enxaqueca, medicamentos chamados antagonistas de dopamina, para bloquear receptores hipersensíveis de dopamina, que podem ser afetados por flutuações bruscas de dopamina, amenizando assim, ataques da enxaqueca.

Neste estudo, os pesquisadores da Faculdade de Odontologia e Medicina da University of Michigan fizeram várias medições dos níveis de atividade do cérebro e de dopamina de oito pacientes com dores de cabeça frequentes e oito pacientes saudáveis durante ataques de enxaqueca, explicou Silva. Eles compararam os participantes do estudo entre eles, com ou sem ataques espontâneos de enxaqueca, e também pacientes com migrânea com pacientes saudáveis.

Quando os pacientes de enxaqueca tinham um intervalo sem dores de cabeça, seus níveis de dopamina ficavam estáveis e equilibrados como os pacientes saudáveis, completou o pesquisador. Mas durante um ataque, os níveis de dopamina dos pacientes com enxaqueca caíram significativamente. “A dopamina é um dos principais neurotransmissores que controlam a sensibilidade sensorial”, disse Kenneth Casey, coautor do projeto e professor emérito de Neurologia da UM. “Portanto, a diminuição de dopamina poderia produzir um aumento da sensibilidade sensorial vindos da pele, músculo e vasos sanguíneos, normalmente indolores ou imperceptíveis, pudessem se tornar dolorosos”.

“Este resultado suporta a hipótese realizada por alguns pesquisadores que a enxaqueca é uma doença periódica caracterizada por hipersensibilidade sensorial, durante a qual luz, som e odores podem se tornar inusitadamente intensos”, afirmou Casey.

O pesquisador brasileiro também disse que foi surpreendido por um dos resultados do estudo, feito quando os pacientes que estavam descansando durante um ataque de enxaqueca, dentro do PET Scan, tiveram um pequeno pico no nível de dopamina e a piora dos sintomas, assim que os pesquisadores aplicaram calor em suas testas. Esta condição em pacientes com enxaqueca é chamada alodínia – ou seja, quando um estímulo que normalmente não causa dor, acaba causando. O pesquisador disse que o repentino e pequeno aumento da dopamina foi provavelmente uma reação aversiva à estimulação do ambiente.

Essa pequena flutuação foi apenas uma recuperação parcial da dopamina, mas pode provocar um maior sofrimento porque os receptores da dopamina estão altamente sensíveis durante o ataque, e até mesmo uma pequena recuperação induziria a mais náuseas, vômitos e outros sintomas relacionados com a enxaqueca.

Silva disse que além da dor da enxaqueca, a queda da dopamina em geral também poderia explicar o comportamento de isolamento e afastamento das pessoas com migrânea durante um ataque. “Esta redução e flutuação da dopamina durante um ataque de enxaqueca é o cérebro dizendo que algo não vai bem internamente, e que precisa de tempo para se curar, forçando a pessoa a desacelerar, ir para um quarto escuro e evitar qualquer tipo de estimulação”, disse.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

10% de desconto na tarifa vigente

10% de desconto

Saiba mais

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Câmeras e assessórios com descontos.

Até 20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.