A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo diz que azeite de oliva extravirgem protege cérebro do Alzheimer - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo diz que azeite de oliva extravirgem protege cérebro do Alzheimer

Consumo do óleo em sua forma mais pura diminui as placas e os emaranhados que se formam no cérebro dos pacientes

Em um mundo cada vez mais longevo e com casos de Alzheimer em disparada, pesquisadores estão na corrida por substâncias capazes de proteger o cérebro da doença neurodegenerativa. Um estudo publicado na revista Annals of Clinical and Translational Neurology indicou que o azeite de oliva extravirgem pode ser um aliado na guerra contra a enfermidade, que deve afetar 135,5 milhões de pessoas em 2050, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O trabalho da Universidade de Temple (EUA), feito com ratos, mostrou que o consumo do óleo em sua forma mais pura não só melhora a integridade da memória e das habilidades cognitivas, como diminui as placas e os emaranhados que se formam no cérebro dos pacientes.

Embora a causa do Alzheimer ainda não tenha sido desvendada, já se conhece alguns mecanismos por trás da destruição progressiva dos neurônios. As mais estudadas são as placas beta-amiloide e os emaranhados neurofibrilares — esses últimos, provocados pela deformação da proteína tau no interior celular, seriam responsáveis pelos danos específicos da memória. Estudos prévios, também com animais, haviam indicado um efeito positivo do azeite de oliva extravirgem no combate às placas. Agora, se tem a primeira evidência de que a substância natural também é eficaz contra a formação dos emaranhados. “O azeite de oliva extravirgem ativa um importante maquinário dentro das células chamado autofagia, que é responsável pela digestão e a eliminação de proteínas tóxicas, como a beta-amiloide e a tau”, explica Domenico Praticò, professor do Departamento de Farmacologia e Microbiologia da universidade e principal autor da pesquisa. “Ao fazer isso, as células nervosas podem se comunicar melhor umas com as outras, e o cérebro tem menos acúmulo de placas amiloides e de emaranhados tau”, continua.

De acordo com Praticò, a escolha do alimento nesse estudo deve-se ao fato de que a dieta mediterrânea, composta por frutas, hortaliças, pouquíssima proteína animal e muito azeite, já foi associada, diversas vezes, a benefícios à saúde, incluindo a do cérebro. “O que se acredita é que o azeite extravirgem é melhor que fruta e vegetais sozinhos, e, como gordura vegetal monossaturada, é mais saudável que a gordura animal”, conta.

Neurônios preservados

Para fazer a investigação, os autores utilizaram um modelo de rato transgênico que apresentava as principais características conhecidas da doença: problema de memória, placas amiloides e emaranhados neurofibrilares. Um grupo foi alimentado com a dieta enriquecida em azeite, enquanto o outro não consumiu o óleo extravirgem. Ao longo do estudo, os cientistas fizeram testes cognitivos, incluindo de memória, com os animais. O primeiro grupo saiu-se muito melhor que o segundo.

A certeza sobre o efeito do azeite veio, porém, com a análise dos tecidos cerebrais. Depois que os ratos morreram, os pesquisadores examinaram os neurônios e perceberam muitas diferenças entre os grupos. Os animais alimentados com azeite extravirgem apresentavam sinapses (a comunicação entre os neurônios) íntegras, ao contrário dos demais. Isso significa um funcionamento preservado das funções cerebrais. Além disso, no primeiro grupo, o mecanismo de autofagia estava muito mais ativado: ou seja, as células conseguiam varrer as placas beta-amiloide e as proteínas tau danificadas. Por esse motivo, havia menor concentração das substâncias no tecido cerebral dos ratos.

Fonte: Correio Braziliense

Veja também

Clube de benefícios
+

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

10% de desconto na tarifa vigente

10% de desconto

Saiba mais

Gestão de Redes Sociais com Desconto Exclusivo

15% de Desconto

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.