A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo mostra que expansão rápida da maxila melhora padrão respiratório em respiradores bucais - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo mostra que expansão rápida da maxila melhora padrão respiratório em respiradores bucais

Pesquisadores do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluíram em um estudo que a expansão rápida da maxila promove uma ampliação significativa de todas as estruturas do complexo nasomaxilar (cavidade nasal, orofaringe, seios maxilares direito e esquerdo), melhorando o padrão respiratório em respiradores bucais em crescimento. Os resultados revelaram que no grupo experimental houve um aumento significativo no tamanho das estruturas de interesse em comparação com o grupo controle, tanto no geral quanto nas regiões específicas.

O estudo de intervenção, prospectivo e controlado envolveu 38 pacientes respiradores bucais, independentemente da maloclusão ou raça, portadores de constrição maxilar. O objetivo era investigar o impacto da expansão rápida da maxila sobre o volume do complexo nasomaxilar, utilizando tomografia computadorizada associada a um programa de manipulação de imagens.

Para o grupo experimental, foram selecionados 23 pacientes, sendo 11 (47,8%) meninos e 12 (52,2%) meninas, com média de idade de 9,6 anos (variando de 6,4 a 14,2 anos); e 15 pacientes para o grupo controle, sendo 9 (60%) meninos e 6 (40%) meninas, com média de idade de 10,5 anos (variando de 8,0 a 13,6 anos). Todos os pacientes realizaram exames de tomografia computadorizada (TC), de acordo com protocolo padronizado: TC inicial e TC após três meses do período de contenção.

Os pacientes do grupo experimental foram tratados com expansão rápida da maxila usando um expansor Hyrax para a correção da deficiência transversal. As imagens tomográficas para avaliação volumétrica total e parcial do complexo nasomaxilar foram manipuladas no programa Dolphin®.

A deficiência transversal da maxila associada a problemas respiratórios é uma condição frequentemente observada na Ortodontia e na Otorrinolaringologia. O estudo levanta a discussão acerca desse tipo de maloclusão, que merece uma atenção especial por parte dos ortodontistas, otorrinolaringologistas e alergistas, uma vez que as suas causas e os sintomas são claramente relativos a essas três especialidades.

Fonte e foto: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Cestas e Kits com 15% OFF

15% OFF

Saiba mais

10% de desconto na tarifa vigente

10% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.