A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Campanha Julho Verde - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Campanha Julho Verde

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais comum no mundo e engloba vários tipos de tumores. No Brasil, são registrados milhares de casos da doença por ano. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca e laringe é, hoje, o segundo mais recorrente entre homens, com 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil.

“O câncer de boca atinge cerca de 20 mil pacientes por ano no Brasil, tendo uma média de 5 a 6 mil óbitos. É uma doença extremamente agressiva, recidivante, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Vale ressaltar que a principal causal do câncer de boca é o uso de cigarro”, alertou Marco Aurélio Kulcsar, médico-cirurgião do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Com intuito de chamar atenção para este problema, o dia 27 de julho foi instituído como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço e, desde 2014, o mês é denominado como “Julho Verde”. Marco explica que “a importância desta campanha reside no fato de divulgarmos e alertarmos sobre os cuidados de prevenção, esclarecer sobre as lesões e, principalmente, fomentando sobre a importância do diagnóstico precoce. Objetivamos aumentar, significativamente, os índices de cura dessa doença”.

A mobilização do “Julho Verde” é necessária também porque cerca de 70% dos casos chegam em estado avançado para o tratamento e, embora o câncer de cabeça e pescoço tenha cura é preciso que seja descoberto precocemente. “Quando se faz um diagnóstico com um tumor pequeno, menor que 2cm, é possível curar o paciente. Quando o diagnóstico é feito com o tumor mais avançado, maior que 4cm, a chance de cura diminui muito e, pior, o paciente fica sem qualidade de vida”, alerta Kulcsar.

Além da boca, algumas manifestações surgem em regiões como, cavidade nasal (nariz) laringe, faringe, (garganta, cordas vocais e amídala), seios da face, glândulas salivares e de tireoide (comum e alto índice entre mulheres), “pode aparecer caroço no pescoço, isto costuma crescer paulatinamente; e, aos pacientes que fumam (alerta), é preciso ficar atento à qualquer tipo de manifestação como afta ou ferida com duração de 15 dias, o mesmo acontece com a roquidão que, quando duradoura, pode indicar câncer de laringe”, explicou Marco.

Para o professor Luiz Carlos Conti de Freitas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é fundamental chamar a atenção para esse tipo de câncer, isto porque, muitas vezes se associa ao uso indiscriminado de álcool, tabaco e, já constatado, a infecção do human papilomavirus (HPV). “Esses hábitos aumentam o risco em 100 até 200 vezes e a incidência do Brasil acompanha a mundial, que é relativamente alta porque está muito associada aos maus hábitos citados. Isto tem aumentado o índice, consideravelmente, e de uma maneira global”.

Como PREVENÇÃO indica-se evitar os hábitos ruins, citados a cima, e ficar atento aos sintomas que sejam permanentes, com duração de 20 dias, em que haja alteração na voz, manchas ou feridas na boca, dor para engolir e nódulo no pescoço.

Além de evitar maus hábitos, como tabagismo, etilismo e exposição ao HPV, outras dicas são:
Boa higiene bucal: escovar bem os dentes, ter próteses dentárias bem ajustadas e o acompanhamento regular de um Cirurgião-Dentista é muito importante pois poderá ser detectado precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.
Dieta: uma dieta balanceada, a base de vegetais como cenoura, abóbora, espinafre, couve, batata doce e frutas como mamão – todas essas ricas em beta-caroteno. Um bom consumo de proteínas e minerais também é um fator preventivo.
Cuidados na exposição solar: usar protetor solar, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol, prevenindo assim, o câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.

Kauana Mahara, Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados têm Descontos de 15% OFF

15% OFF

Saiba mais

10% de desconto em todo site

10% em todo site!

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Desconto de 10% na hospedagem

10% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.