A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Febre oropouche: USP alerta para circulação de vírus no Brasil - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Febre oropouche: USP alerta para circulação de vírus no Brasil

Doença pode evoluir para meningite, mas não há registros de morte, diz virologista

O Departamento de Virologia da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (São Paulo) alerta para a circulação do vírus da febre oropouche nas cidades brasileiras. Transmitido por um mosquito, ele causa sintomas muito parecidos com os de doenças como dengue, zika e febre chikungunya, e pode evoluir para meningite.

O vírus oropouche foi identificado pela primeira vez no Brasil na década de 1960, e há registros frequentes da ocorrência de pessoas doentes na região da Amazônia, no Peru e em países do Caribe. Para o virologista da USP, Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, é importante que o vírus seja discutido para que profissionais da saúde estejam preparados para fazer o diagnóstico da doença.

Segundo Figueiredo, o oropouche é transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim ou pólvora. O inseto tem dois milímetros de tamanho e também se reproduz em ambientes úmidos e com água parada, assim como o Aedes Aegypti, e é encontrado em todo o país. “É um vírus potencialmente emergente, já que o vetor que o transmite está presente em nosso meio, em várias regiões do Brasil. Essa virose está acontecendo nas proximidades e não está longe daqui. Então, ela pode vir a emergir e causar epidemias na cidade”, diz o virologista.

Em 2010, o Departamento de Virologia da USP diagnosticou duas pessoas com a doença – uma jovem de 18 anos, que viajou a Porto Seguro (BA), e um homem de 61 anos, que contraiu a doença em Rondônia.

Na Bahia, dois casos da doença foram descobertos em julho deste ano – uma criança de 10 anos que mora em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e um adolescente de 16 anos que mora em Salvador. Um deles estava na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, quando ficou doente.

Diagnóstico

No Brasil, segundo o pesquisador, mais de 500 mil casos de febre oropouche foram registrados nas últimas décadas. Em 2002, Figueiredo participou de um estudo com 128 pessoas infectadas com o vírus em Manaus (AM), mas que foram apontadas com quadro clínico de dengue. A maior dificuldade é compreender os sintomas para eliminação de doenças causadas pelo Aedes aegypti

De acordo com Figueiredo, há poucos lugares com recursos para confirmação em laboratório. Na região de Ribeirão Preto, apenas o Hospital das Clínicas está preparado para exames para identificar o vírus. “São doenças agudas que dão febre, dor de cabeça, dor muscular. Elas são muito parecidas e podem ser confundidas. Eventualmente sim, pode estar sendo confundido com outra coisa”, explica o pesquisador.

Embora possa evoluir para um quadro de meningite, a doença não é capaz de causar patologias congênitas, como é o caso do zika vírus. “O zika tem esse potencial de infectar o sistema nervoso central, principalmente causando doença congênita, a paralisia flácida de Guillain-Barré, que não é o caso da febre do oropouche. Um percentual dos casos de febre do oropouche desenvolve meningite, mas não há relatos de mortes de meningite por oropouche”.

Figueiredo alerta para a criação de políticas públicas de treinamento de profissionais da saúde para que a população não seja surpreendida, mais uma vez, por uma possível epidemia. “Seria importante que a gente pensasse nessa possibilidade do vírus aparecer e começasse a se preparar, fazendo exames para diagnosticar casos, senão ele sempre não vai ser descoberto, porque ninguém pensa, ninguém lembra”.

Fonte: G1

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos Exclusivos para Associados

10% de Desconto

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

10% de desconto sobre “os mais vendidos”

Descontos especiais.

Saiba mais

10% OFF no valor das tarifas regulares!

10 % de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.