Odontologia - 25.08.2025
Turma do Bem conta com Cirurgiões-Dentistas voluntários para atendimento a jovens e mulheres vítimas de violência

Há mais de 20 anos, a Turma do Bem promove inclusão social por meio da Odontologia, realizando triagens que identificam jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de agressão física em situação de vulnerabilidade. Esses pacientes recebem tratamento odontológico gratuito em consultórios de Cirurgiões-Dentistas voluntários.
O programa Dentista do Bem, principal eixo da organização, envolve a participação de profissionais que oferecem atendimento integral a crianças e adolescentes até os 18 anos. As triagens são feitas em parceria com escolas públicas e organizações sociais, e os critérios de seleção consideram fatores como vulnerabilidade social, complexidade do caso e proximidade do primeiro emprego.
Outro destaque é o Apolônias do Bem, voltado para mulheres cisgênero e transgênero que tiveram a dentição comprometida por violência de gênero. A iniciativa foi referência para o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, hoje integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Com mais de 18 mil Cirurgiões-Dentistas voluntários em todos os estados do Brasil e em 12 países da América Latina, a Turma do Bem já beneficiou cerca de 89 mil jovens e mais de 1,1 mil mulheres.
Cirurgiões-Dentistas interessados em atuar como voluntários podem se inscrever em: www.turmadobem.org.br.