A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Sobre a Biblioteca - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Sobre a Biblioteca

Biblioteca Pilar Ostivar tem como objetivo oferecer aos professores, alunos, ex-alunos, colaboradores da Faculdade de Odontologia da APCD e comunidade acadêmica acesso à informação de relevância ao seu público registrada em seus vários suportes físicos e mantidas em padrão de boa organização, bem como proporcionar atendimento de excelência à comunidade que atende. Para isso, conta com um rico e atualizado acervo, formado por livros, periódicos, jornais, multimeios, trabalhos acadêmicos, base de dados e obras literárias.

    Atualmente, a Biblioteca dispõe de 4.354 títulos de e-books, e 939 títulos de livros impressos, totalizando 3.402 exemplares; e aproximadamente 45 títulos de periódicos impressos. São mais de 5.300 títulos à disposição da comunidade. Além disso, disponibiliza uma biblioteca virtual de títulos da área da Saúde e Odontologia e plataformas virtuais com conteúdos científicos.

    Em seu espaço físico possui ambientes de leitura individual e em grupo; salas de estudo em grupo; área com terminais para consulta ao acervo bibliográfico; e ambiente de pesquisa e multimídia.

Regulamento da Biblioteca

SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Atendimento aos usuários;                                                        
  • Auxílio em levantamento bibliográfico;
  • Auxílio no acesso às bases de dados;
  • Orientação na consulta ao acervo da Biblioteca;
  • Visita orientada à Biblioteca;
  • Espaços de estudo em grupo e/ou individual;
  • Consulta on-line ao acervo através do Sistema Pergamum;
  • Acesso remoto a base de dados para alunos, sócios e professores;
  • Empréstimo domiciliar de materiais, exceto para usuário externo;
  • Renovação local e on-line;
  • Orientação para normatização de trabalhos acadêmicos;
  • Orientação à pesquisa bibliográfica;
  • Orientação aos usuários quanto aos serviços oferecidos tais como regulamento e funcionamento da Biblioteca;
  • Computadores com acesso à internet;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Sala audiovisual.

ACERVO DA BIBLIOTECA

Acesse Aqui!

Manual do Usuário    Manual de Acesso

 

"MINHA BIBLIOTECA" & SISTEMA PERGAMUM

Acesse Aqui!

Manual de Pesquisa e-book    Manual de Acesso e-book

 

BASE DE DADOS


PERIÓDICOS

TRABALHO ACADÊMICO

ANAIS


MAIS INFORMAÇÕES
O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h | Sábado, das 9h às 13h
Endereço: APCD Central - Rua Voluntários da Pátria, 547 - 1º andar - Santana - São Paulo
Bibliotecária: Joyce da Silva Bonfim  - Tel.: (11) 2223-2453/E-mail: supervisora.biblioteca@faoa.edu.br

__________________________________________________________________________________________________________________

HISTÓRIA

   Em 1995, a Biblioteca funcionava no 3º andar da sede da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, na Rua Humaitá, 389 – Bela Vista, São Paulo. Nesse ano, recebeu o nome de Biblioteca Pilar Ostivar, em homenagem a uma colaboradora da EAP que incentivou a criação da Biblioteca e muito contribuiu para o seu desenvolvimento. Em 1996, sob a direção de Orlando Sergio de Jesus Cêpa o acervo foi reorganizado, o processamento técnico foi automatizado e os serviços prestados foram ampliados. Em fevereiro de 2002, o acervo da biblioteca foi transferido para o 1º andar da sede da APCD Central, na Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana, São Paulo, SP, ocupando uma área de 150 m², com ambientes climatizados para leitura e estudo, e computadores para uso dos associados da APCD, alunos e professores da EAP e CTE. Junto à Biblioteca, funciona a Videoteca, criada em 1986, e reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo da especialidade, no país. A Videoteca foi organizada e dirigida por Fernando Luiz Brunetti Montenegro até meados de 2004. No dia 22 de maio de 2015, aconteceu a reinauguração da Biblioteca Pilar Ostivar, com espaço mais amplo e reestruturado, o acervo foi reorganizado para atender melhor aos associados da APCD e da ABCD e aos alunos da EAP, atual FAOA/APCD-IESP.

    Quem foi Pilar Ostivar? - Na década de 1940, o Cirurgião-Dentista era um grande solitário e a possibilidade de um ensino continuado não existia. A Faculdade de Odontologia da USP era o único local para estágios ou cursos raros. Quando Francisco Constâncio Py, presidente da APCD, visitou associações odontológicas nos Estados Unidos e Canadá, sentiu que os cursos de pós-graduação eram o grande caminho para a Odontologia, pois uma revolução em seus conceitos ocorria no mundo, e no Brasil nada existia para acompanhar esses enormes avanços. Na década de 1950, Constâncio Py visitou a Associação Odontológica Argentina onde já funcionava uma EAP. Lá conheceu Pilar Ostivar, uma cidadã argentina que adotou o Brasil como sua nova pátria e usou sua competência e dedicação para ajudar a instalar a EAP e a APCD. Por isso, a diretoria da APCD homenageou Francisco Constâncio Py e Pilar Ostivar, em 1995, dando seus nomes, respectivamente, ao ambulatório maior da EAP e à Biblioteca da Escola.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.