APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

31/05 - Dia Mundial sem Tabaco focado no meio ambiente

Dia Mundial Sem Tabaco reforça foco no meio ambiente

O dia 31 de maio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial Sem Tabaco, e neste ano de 2022, o tema reflete como o cigarro afeta diretamente no meio ambiente. Problemas como a contaminação do ar pelas substâncias tóxicas do cigarro e o descarte irregular de bitucas, que demoram cinco anos para se decompor, serão assuntos debatidos na data.

 

Quando uma pessoa fuma um cigarro, ela passa a inalar ou tragar mais de 4 mil substâncias químicas, e muitas delas são consideradas tóxicas e cancerígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, 12% de toda a população é considerada fumante no país.

 

Especialistas afirmam que os resíduos do tabaco, contém mais de 7 mil substâncias químicas tóxicas que envenenam a atmosfera, o solo, mares e rios. Estima-se que 2/3 dos cigarros vendidos diariamente são descartados no meio ambiente.

 

A OMS considera que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. O câncer de pulmão é a principal doença causada pelo tabagismo, sendo a grande maioria dos casos, causada pelo tabaco.

 

E devido a sua praticidade no uso, e com diferentes sabores e essências, o cigarro eletrônico vem se popularizando principalmente entre os jovens. E isso se deve ao fato de aparentar ser mais inofensivo que o tabaco, o que não é bem verdade. O cigarro eletrônico provoca consequências tão prejudiciais quanto o cigarro.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esses dispositivos eletrônicos não são seguros e possuem um alto nível de sustâncias tóxicas além da nicotina. O cigarro eletrônico, ainda pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer em seus usuários.

 

Muitos acreditam que o cigarro eletrônico é uma forma segura de parar com o tabaco, porém a OMS discorda, visto que as essências inaladas também podem causar sérios problemas no pulmão.

 

Fonte: A.C.Camargo Câncer Center; INCA (Instituto Nacional do Câncer), CNN e Prefeitura de Jundiaí

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.