A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Setembro amarelo e a importância da saúde bucal na prevenção ao suicídio - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Setembro amarelo e a importância da saúde bucal na prevenção ao suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) marca uma série de iniciativas para a conscientização da importância da vida e medidas preventivas. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, fora os subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, o que representa uma média de 38 suicídios por dia.

Neste ano, o tema da campanha Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha!”. Na ocasião (e durante todo o ano) ações serão desenvolvidas para conscientizar a sociedade acerca deste tema que ainda é visto como tabu. Pensando nisso, é importante lembrar da sintonia entre corpo e mente para o bem-estar geral, ressaltando o papel da saúde bucal na conquista de uma vida mais alegre a partir do convívio social e das boas relações.

O Cirurgião-Dentista, especialista em Periodontia e Odontologia Legal, Wagner Rosa Júnior, explica que a saúde bucal pode interferir fortemente na vida profissional e pessoal. “Pessoas que possuem uma boa saúde bucal, com dentes alinhados e gengivas saudáveis, apresentam maior autoestima, destacando-se dentro do ambiente de trabalho e no seu círculo pessoal. Já aqueles que têm problemas bucais acabam se afastando das outras pessoas, enfrentando dificuldades para se relacionar nos seus respectivos ambientes de trabalho e desenvolvendo, muitas vezes, casos graves de isolamento e depressão”.

Atenção especial no consultório odontológico

O papel do Cirurgião-Dentista na identificação dessas situações é muito importante. De acordo com Wagner, uma anamnese bem detalhada, na qual se presta atenção às principais queixas do paciente, torna a primeira abordagem muito mais fácil. “Fazer o paciente entender que ele não está sozinho nesse problema e cercá-lo de atenção são essenciais para que o tratamento seja bem-sucedido”. Outro ponto de atenção, segundo o especialista, é explicar ao paciente os benefícios de uma boa saúde bucal. A utilização de vídeos e publicações (artigos/folders) é o ponto inicial para a conscientização e consolidação dessas orientações.

Durante o atendimento, o Cirurgião-Dentista também deve questionar se o paciente utiliza algum tipo de medicação para alguma patologia psicológica específica. Caso o paciente não esteja em tratamento e necessite de um atendimento específico, o Cirurgião-Dentista deve encaminhá-lo para uma equipe multidisciplinar, com a presença de psicólogos e psiquiatras, por exemplo.

Observar é fundamental

Informação e diálogo são fundamentais em qualquer atendimento. No entanto, há momentos e casos que demandam cuidado especial. Um exemplo são os jovens que precisam utilizar aparelhos ortodônticos e, muitas vezes, veem essa condição como um fator de prejuízos para aparência e baixa autoestima, o que pode agravar certos quadros. “Nesse caso, para que o jovem se comprometa ao tratamento e não desista, a conscientização e a conversa sempre serão as melhores soluções”.

Outra situação que exige atenção está relacionada à halitose (mau hálito), condição silenciosa e invisível que afeta muitas vezes a saúde psíquica e emocional, comprometendo, inclusive, o comportamento do paciente. Insegurança, baixa autoestima, tristeza e isolamento não são incomuns diante da condição. Nestes casos, o especialista reforça a necessidade de uma abordagem cuidadosa e do diálogo para o diagnóstico da causa e tratamento.

Wagner lembra que atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) trabalha de uma forma integrada com o paciente que utiliza o sistema público. “As UPAs, UBSs, Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas e o CAPs conseguem tratar o paciente como um todo. Vale ressaltar que a Odontologia recupera não apenas sorrisos e saúde bucal, ela colabora para saúde geral e bem-estar das pessoas. Acreditamos que a boa saúde geral do paciente eleva sua autoestima e o prazer de viver. E não existe uma boa saúde geral sem uma boa saúde bucal”, atesta o Cirurgião-Dentista. 

Importante

Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda:
- No site da campanha Setembro Amarelo você encontra uma lista com psiquiatras ligados à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
- Disque 188 – O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Fonte: Crosp

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos! Aproveite!

Descontos especiais

Saiba mais

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Aqui você encontra as melhores marcas!

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.