A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Radiografia Digital na Odontologia: Tecnologia em benefício dos pacientes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Radiografia Digital na Odontologia: Tecnologia em benefício dos pacientes

Eliana Dantas da Costa - Mestrado em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) - Doutoranda em Radiologia Odontológica pela FOP/Unicamp

Priscila Dias Peyneau - Mestrado em Clínica Odontológica com ênfase em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela PUC MINAS - Doutoranda em Radiologia Odontológica pela FOP/Unicamp

Camila Pinelli - Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Professora assistente doutora da Disciplina de Ergonomia em Odontologia e Orientação Profissional da Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp)

Glaucia Maria Bovi Ambosano - Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Professora titular doutora da Disciplina de Bioestatística da FOP/Unicamp

Matheus Lima de Oliveira - Pós-doutorado em Radiologia Odontológica pela FOP/Unicamp - Professor doutor da Disciplina de Radiologia Odontológica da FOP/Unicamp

Autor de correspondência:
Eliana Dantas da Costa
Departamento de Diagnóstico Oral - Área de Radiologia Odontológica - FOP/Unicamp
Avenida Limeira, 901
Areião - Piracicaba - SP
13414903
Caixa Postal 52
Brasil
edantasc@yahoo.com.br
04023-062
1) Quais são as vantagens para o paciente ao se realizar radiografias com o uso dos receptores digitais ao invés dos filmes?
Os receptores digitais permitem a obtenção de radiografias genuinamente digitais. Entre as vantagens desse sistema estão: Rapidez na aquisição da imagem, agilizando o atendimento dos pacientes1-3; Redução da exposição do paciente à radiação X1-3, desde que as radiografias não precisem ser repetidas várias vezes por erro da técnica2; Menor contaminação do meio ambiente devido à eliminação das soluções químicas utilizadas para o processamento do filme radiográfico (procedimento para obtenção da imagem radiográfica com filme convencional)1,3; Redução da necessidade de repetição do exame por erros no processamento4; Armazenamento da imagem sem deterioração da qualidade3; Maior facilidade para o paciente em entender o diagnóstico radiográfico pela visualização da imagem diretamente no monitor do computador2,5; Agilidade no compartilhamento das imagens entre Cirurgiões-Dentistas5,6, favorecendo o diagnóstico/tratamento dos pacientes.


2) Quais são as formas de se obter a radiografia digital nos consultórios odontológicos?
Existem três formas de aquisição da imagem radiográfica digital: indireta, que é aquela em que o Cirurgião-Dentista digitaliza o filme radiográfico por meio de um escâner ou câmera fotográfica, e as outras duas formas, chamadas de semi-direta e a direta, são aquelas obtidas quando o Cirurgião-Dentista utiliza receptores digitais.7


3) Quais são os receptores digitais disponíveis no mercado e de uso nos consultórios odontológicos atualmente? Qual a diferença entre eles?
Existem dois tipos de receptores digitais: a placa de fósforo (Figura 1 A-D), que é considerada um sistema de aquisição de imagem semi-direto, pois necessita de um escâner (Figura 2) para sua leitura, após a exposição radiográfica; e o sensor sólido (Figura 1 E, F), que é considerado um sistema de aquisição direta da imagem, o qual é diretamente conectado a um computador (cabo ou wireless).4,7 A placa de fósforo apresenta espessura e flexibilidade próximas a de um filme convencional4-8, gerando maior conforto ao paciente durante o exame radiográfico.2,4 Como elas são mais sensíveis a riscos e arranhões5-7, em algumas marcas comerciais existe um papelão protetor que envolve as placas, o qual também serve para proteção contra a luz direta evitando que a imagem se deteriore antes da leitura pelo escâner6,7 (Figura 1B). A imagem radiográfica obtida por meio dos sensores é visualizada quase que instantaneamente no monitor do computador.4,5,7 Entretanto, como eles são mais rígidos, apresentam maior espessura e por possuírem um cabo que faz a conexão com o computador, causam maior desconforto ao paciente.2,4


4) O risco de contaminação cruzada para o paciente é maior com o filme ou com o receptor digital?
Para prevenir a contaminação cruzada, ou seja, o risco de transmissão de doenças entre o paciente e a equipe odontológica e vice-versa, um rigoroso controle de infecção deve ser realizado nos procedimentos odontológicos diários.9 Ao contrário dos filmes convencionais que são usados uma única vez e por um único paciente, os receptores digitais permitem múltiplos usos, e como não podem ser esterilizados por autoclave1-4,6,9,10, aumentam os riscos de contaminação por saliva/sangue ao serem colocados na cavidade bucal dos pacientes.4 Assim, deve-se observar se os receptores estão protegidos com barreiras plásticas impermeáveis1-4,6,8,9,10, as quais devem ser trocadas a cada paciente para prevenir/reduzir a chance de contaminação.9 Como os sensores sólidos são mais espessos, para evitar que a barreira plásticos se rasgue durante o exame radiográfico, recomenda-se como proteção adicional à barreira plástica, a utilização de dedeiras de látex.3,9


5) Quais superfícies também devem ser protegidas com barreiras plásticas durante o exame radiográfico para evitar a contaminação para o paciente e para a equipe odontológica?
Além do equipamento radiográfico (cabeçote, cilindro localizador, painel de controle, botão de exposição e encosto da cadeira do paciente), também devem estar protegidas com barreiras plásticas as superfícies dos equipamentos relacionados ao sistema digital, como teclado e mouse.4,9 Todas essas barreiras devem ser trocadas a cada paciente.9 Alternativamente a utilização das barreiras, o Cirurgião-Dentista pode usar sobre-luvas.4 O avental de chumbo e o colar de tireoide que são utilizados para a proteção do paciente contra a exposição à radiação durante o exame radiográfico, devem ser limpos/desinfetados com solução desinfetante4, como o álcool 70%. Da mesma maneira, caso o equipamento de raios X não seja coberto com barreira plástica, ele pode ser desinfetado com solução desinfetante.9


6) Com relação aos custos, qual é mais caro para o paciente: a radiografia obtida com filmes ou com os receptores digitais?
Para realização das radiografias com receptores digitais o profissional deve adquirir todo o equipamento do sistema digital (receptores digitais, computador, mouse, impressora para imprimir as radiografias e escâner no caso dos receptores do tipo placa), enquanto que no método convencional o profissional deve comprar periodicamente os filmes e as soluções químicas para o seu processamento. Com relação a custos de cada radiografia, cabe a cada profissional estipular os valores a serem repassados ao paciente, independentemente do sistema utilizado.

Referências
1. Kalathingal S, Youngpeter A, Minton J, Shrout M, Dickinson D, Plummer K, et al. An evaluation of microbiologic contamination on a phosphor plate system: is weekly gas sterilization enough? Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2010; 109: 457-462.
2. Wenzel A, Møystad A. Work flow with digital intraoral radiography: a systematic review. Acta Odontol Scand. 2010; 68(2): 106-14.
3. Choi JW. Perforation rate of intraoral barriers for direct digital radiography. Dentomaxillofac Radiol. 2015; 44: 20140245.
4. Oliveira-Santos C, Rubira-Bullen IRF, Capelozza ALA. Controle de infecção nas técnicas radiográficas intraorais digitais. Rev Fac Odontol Univ Fed Bahia. 2009; 39: 63-67.
5. Farman AG, Levato CM, Gane D, Scarfe WC. In practice: how going digital will affect the dental office. J Am Dent Assoc. 2008 Jun;139 Suppl:14S-19S.
6. Thomas BT, Davies J, Whaites E. Shall I Go Digital? Dental Radiology. 2014; 314-326.
7. Haiter Neto F, Melo DP. Radiografia digital. Rev ABRO. 2010; 11(1): 5-17.
8. Hunter A, Kalathingal S, Shrout M, Plummer K, Looney S. The effectiveness of a pre-procedural mouthrinse in reducing bacteria on radiographic phosphor plates.Imaging Sci Dent. 2014; Jun; 44(2):149-54.
9. Centers for Disease Control and Prevention. Guidelines for infection control in dental health care settings, 2003. MMWR. 2003; Dez; 53, (RR-17): 1-76.
10. Wenzel A, Kornum F, Knudsen M, Lau EF. Antimicrobial efficiency of ethanol and 2-propanol alcohols used on contaminated storage phosphor plates and impact on durability of the plate. Dentomaxillofac Radiol. 2013; Jun; 42(6): 2-6.

Veja também

Clube de benefícios
+

Mercurio - viagens e turismo

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos em todo o site da Puket!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.