APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

ANS expõe primeiro parecer sobre reuniões da Câmara de Contratualização e Relacionamento com Prestadores

Entre os dias 24 e 26 de junho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou mais uma edição do Encontro da ANS, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para discutir questões relacionadas à regulamentação do mercado de seguro saúde.

A ANS reconheceu que o pacote de procedimentos ofertados pelas Operadoras de Planos Odontológicos não agregam valor aos serviços prestados pelos Cirurgiões-Dentistas, servindo apenas para a diminuição dos valores pagos aos prestadores. Esse reconhecimento se deve ao trabalho realizado em conjunto pelos representantes das entidades odontológicas: APCD, ABCD, ABO, CFO e Sindicatos de Odontologia, como resultado da compilação de vários dossiês, denúncias anônimas e documentação apresentada ao Ministério Público Federal. A CECC participou das cinco reuniões da Câmara de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC), realizadas desde outubro de 2018.

A coordenadora da CECC, Patricia Verissimo destaca que “todo esse esforço teve apoio do movimento “Cirurgiões-Dentistas x Convênios” que conseguiu, junto a muitos Cirurgiões-Dentistas do Brasil, separar a documentação que comprova os baixos valores repassados pelas operadoras para  encaminhar à ANS, junto à petição pública, entregue protocolada, com um compilado de provas de todos os pacotes das operadoras, além do canal de denúncia anônima que foi instituído, em que os Cirurgiões-Dentistas puderam enviar esse material para a ANS dando subsídios para tomar a decisão ou para avaliar o problema que existe hoje.”

Agora, a ANS irá regular nova normativa dentro do processo de Análise de Impacto Regulatório (AIR), no âmbito da Odontologia Suplementar: cenário nacional de glosas aplicadas indevidamente pelas Operadoras de Planos Odontológicos aos Cirurgiões-Dentistas prestadores de serviços; insegurança jurídica provocada pela ausência de critérios contratuais na relação prestador-operadora; e necessidade de reajuste do valor da Tabela de Procedimentos de maneira detalhada, alinhado com um novo modelo de remuneração.

Depois, a proposta elaborada pela ANS será aberta para Consulta Pública para sugestões da população em geral. E, assim, será elaborada a normativa para vigência em âmbito nacional.

Foto: ANS

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você encontra as melhores marcas!

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.