A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Coronavírus: o que é importante destacar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Coronavírus: o que é importante destacar

O surto do coronavírus é o maior do tipo desde a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012. De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma grande família viral, conhecido desde meados de 1960, e que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Chamado pelos cientistas de Covid 2019, o novo vírus, que ataca o sistema respiratório, teve seu ponto de partida na região de Wuhan, na China, e foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional. Ainda não está claro para os pesquisadores como ocorreu o surgimento da mutação do vírus atual.

Prevenção e o 1° caso confirmado no Brasil

O Brasil já se encontrava em estado de alerta epidemiológica. Agora, com a confirmação do primeiro caso, serão ampliadas as ações da vigilância epidemiológica e os preparativos para atendimentos de possíveis pacientes na cidade de São Paulo, além de serem tomadas medidas de contenção para evitar que o vírus se espalhe em território nacional, de acordo com informações em tempo real do Ministério da Saúde e da OMS. [Clique aqui para acessar as orientações do COE (Comitê de Operações de Emergência) no site do Ministério da Saúde].

O médico infectologista do Hospital Israelista Albert Einstein, Helio Baicha, explica que o primeiro caso de coronavírus, no Brasil, faz parte de uma epidemia que começou na Itália, onde já tem centenas de casos e algumas mortes, e isso traz uma nova etapa do vírus, que é responsável por 30% das doenças respiratórias no mundo, que é a causa do resfriado comum. “Conseguimos atrasar a epidemia, mas não conseguimos barrar o avanço, a partir do momento que países como Itália e Alemanha começam a ter epidemia não há como isolar, isso é ineficiente. O Brasil tem a vantagem de estar no verão em que a transmissão de doença respiratória é menor do que no inverno, mas temos que nos preparar para tratar os possíveis casos graves”.

Sintomas e transmissão do vírus

De acordo com as informações divulgadas pelo SBI, no informe para profissionais de saúde e para o público em geral [clique aqui para acessar], os sintomas do coronavírus podem variar desde casos assintomáticos, casos de infecções de vias aéreas superiores semelhantes ao resfriado, até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, com dificuldade respiratória.

Crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves. No caso do Covid 2019, ainda não há relato de infecção sintomática em crianças ou adolescentes.

Segundo o órgão, alguns coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa pelo ar (secreções aéreas do paciente infectado). Na maioria dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, qualquer pessoa que cuidou do paciente - como profissionais de saúde ou familiares -, que tenham tido contato físico e/ou tenham permanecido no mesmo local que o paciente doente. 

Em caso de suspeita, o Cirurgião-Dentista deve encaminhar o paciente para atendimento médico com o descritivo dos sintomas observados pelo profissional, pois os exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Medidas de prevenção para Cirurgiões-Dentistas

Por isso, Cirurgião-Dentista, é importante se prevenir! O Ministério da Saúde recomenda aos profissionais de saúde tomar as medidas de precaução padrão de contato e de gotículas (máscaras cirúrgica, luvas, aventais não estéreis e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

É recomendável também lavar as mãos regularmente, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar nas mucosas dos olhos, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos e/ou garrafas); manter os ambientes bem ventilados, e evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas.

Helio Baicha ressalta que os profissionais de Odontologia já trabalham com Equipamento de Proteção Individual, logo, já fazem a prevenção correta para atender pacientes com problemas respiratórios. “É importante manipular o descarte corretamente, mas acredito que os Cirurgiões-Dentistas estejam mais preparados do que outros profissionais de saúde". 

Texto: Fernanda Carvalho e Mariana Pantano

Veja também

Clube de benefícios
+

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Associados têm Descontos Exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.