APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Tratamento de artrite reumatoide é tema de nova publicação da OMS

As novas opções terapêuticas para a artrite reumatoide são o tema do novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, da OPAS/OMS.S.

As novas opções terapêuticas para a artrite reumatoide são o tema do novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, da OPAS/OMS.

Escrito pelo médico e professor Luiz Fernando de Souza Passos, o artigo trata da doença inflamatória crônica que acomete articulações e órgãos internos do corpo, podendo causar deformidades e até incapacidade.

A artrite reumatoide é uma enfermidade de grande importância social, por atingir uma em cada 100 pessoas. Mesmo não havendo cura definitiva, novas opções terapêuticas têm surgido e se mostrado eficazes para tratar a doença autoimune, proporcionando aos pacientes mais qualidade de vida e liberdade de movimentos, segundo publicação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

“Nos últimos 15 anos, surgiram novos medicamentos para tratamento, incluindo os chamados fármacos biológicos e pequenas moléculas inibidoras de sinalização citoplasmática”, disse Passos no texto. “Esses recursos, associados a estratégias positivas (metas terapêuticas fixas, visando remissão da doença), têm trazido importante melhora nas condições de vida dos pacientes com artrite reumatoide, diminuindo o número dos que apresentam deformidades graves e incapacidade funcional”.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto fornece aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Nos próximos meses, serão lançados mais cinco fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014. A publicação é uma parceria da OPAS/OMS com a pesquisadora Lenita Wannmacher.

 

Fonte: ONU/BR

Veja também

Clube de benefícios
+

Seu pet merece o melhor!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Desconto especial para Associados

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.