A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo mostra que álcool ativa sinais no cérebro que aumentam vontade de comer - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo mostra que álcool ativa sinais no cérebro que aumentam vontade de comer

O apetite acionado por bebida alcoólica é resposta neural, diz cientistas

Um estudo publicado na revista “Nature Communications” mostra que o álcool muda o cérebro para um “modo apetite”. Em testes com camundongos, o álcool ativou sinais no cérebro para que o corpo ingerisse mais alimentos. Para os cientistas, a mesma conclusão poderia ser aplicada em humanos. A vontade de comer uns petiscos entre um gole e outro seria, então, uma resposta neuronal.

Na experiência, conduzida pelo Instituto Francis Crick, os camundongos receberam doses generosas de álcool (o equivalente a uma garrafa e meia de vinho) por três dias.

O álcool provocou o aumento de uma atividade neuronal chamada AGRP. Estes neurônios são disparados quando o corpo experimenta apetite. Os roedores também comeram mais do que o normal.

Quando os pesquisadores repetiram o experimento, mas desta vez bloqueando os neurônios com uma droga, os camundongos não comemoram tanto quanto antes. Isso sugere que os neurônios AGRP são responsáveis por induzir a ingestão de álcool.

O álcool contém muitas calorias. Uma taça grande de vinho, por exemplo, pode equivaler à mesma quantidade de uma rosquinha.

O autor principal do estudo, Denis Burdakov afirmou que a compreensão das mudanças exercidas pelo álcool em nosso corpo e comportamento pode ajudar a controlar a obesidade.

Para Ian Gilmore, da Aliança Álcool Saúde, no Reino Unido, a população deve estar ciente do impacto que o álcool pode provocar na quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, assim como os potenciais riscos à saúde.

“O álcool é responsável por mais de 60 doenças, e pessoas que bebem estão em uma situação ainda mais arriscada se combinam a ingestão de bebida com o consumo excessivo de comida. Quando as pessoas bebem, estão mais propensas a escolher alimentos que não são saudáveis. O álcool e a obesidade causam 90% das mortes relacionadas ao fígado”, alerta.

Fonte: O Globo

Veja também

Clube de benefícios
+

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Liberte suas paixões sem gastar uma fortuna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Desconto exclusivo L'Occitane Au Brésil!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.