A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Câmara aprova PL 2424 que cria linha de crédito para profissionais liberais - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Câmara aprova PL 2424 que cria linha de crédito para profissionais liberais

Proposta seguirá agora para sanção presidencial  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei 2424/20 do Senado, que cria uma linha de crédito para profissionais liberais. A proposta, de autoria do senador Eduardo Girão, visa reduzir os impactos financeiros do setor durante a pandemia da Covid-19.
Segundo o texto, a linha de crédito criada no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), terá taxa de juros de 5% ao ano mais a taxa Selic e prazo de 36 meses para pagar, dentro dos quais até oito meses poderão ser de carência com juros capitalizados.

Cada profissional, tanto de nível técnico quanto de nível superior, poderá pegar o empréstimo no valor de até 50% do rendimento anual declarado na Declaração de Ajuste Anual (DAA) de 2019, mas o limite será de R$ 100 mil por pessoa.

O projeto faz ajustes na Lei do Pronampe na parte sobre o cálculo do crédito que uma empresa com menos de um ano de funcionamento poderá acessar.

O texto dos senadores deixa claro que a média da receita bruta mensal apurada no período inferior a um ano deverá ser multiplicada por 12 para se encontrar uma média anualizada. O limite do empréstimo nessas situações é de 50% dessa média.
 
O relator do projeto, deputado João Roma (Republicanos-BA), recomendou a aprovação do texto sem mudanças para acelerar sua tramitação. 

Medida provisória

O Projeto de Lei 2424/20 inclui na legislação do Pronampe diversas mudanças feitas pela Medida Provisória 975/20, aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 9 de julho.

Entre as inclusões estão a criação do Conselho de Participação em operações de crédito educativo, regras para o leilão de créditos não recebidos pelos bancos e honrados pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO) e formas de aplicação da garantia dada pelo fundo.

Veja também

Clube de benefícios
+

Seu pet merece o melhor!

Descontos especiais

Saiba mais

Desconto exclusivo L'Occitane Au Brésil!

Descontos especiais

Saiba mais

Associados têm Descontos Exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.