A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Atestados emitidos pelo Cirurgião-Dentista - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Atestados emitidos pelo Cirurgião-Dentista

A Odontologia é uma ciência médica que devido a sua ampla complexidade se tornou uma profissão autônoma mantendo em seu escopo de atuação todas as prerrogativas médicas garantidas legalmente pela Lei 5081/66. O exercício da Odontologia foi regulamentado pela referida Lei, em 24/08/1966, a qual descreve em seu  Art. 6º as competências atribuídas ao Cirurgião-Dentista e, em seu Inciso III faz referência à legalidade da emissão de atestados por esses profissionais: 

“- Atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego.”

Com o documento, podemos entender a permissão da emissão de atestados para estados mórbidos (relativos a doenças), estudantil ou trabalhista, e a  possibilidade de atestados de saúde e de letalidade (outros).

Para fins laborais, no entanto, é preciso salientar os seguintes destaques sobre a redação da normativa: 

- Qualificação mínima do solicitante (nome completo e documento identificador); data e horário do atendimento; 

- Observação sobre a ‘NÃO NECESSIDADE DE AFASTAMENTO’ ou ‘AFASTAMENTO POR XX HORAS’ a partir do atendimento, lembrando que o período de afastamento deve ser compatível com a complexidade da intervenção, podendo o mesmo ser prorrogado, dependendo da convalescença do atendido, e a pedido do solicitante informo CID-10 ou 11’;

- Dados e assinatura da(o) profissional. Quando se atesta a presença de um trabalhador por acompanhamento de menor e/ou incapaz, justifica-se o afastamento das horas laborais através do CID-10 – Z76.3”

Como supracitado, segundo o Artigo 6 da Lei 5081/66 em seu inciso III que trata da emissão de atestados, o Cirurgião-Dentista está, legalmente, apto para atestar sobre estados mórbidos (relativos a doenças) e outros, (estados de ausência de morbidade e letalidade), sendo este último merecedor de ampliação de estudos e discussões transdisciplinares.

Comissão para otimização do Manual de Ética na Prática Clínica - Conselho Científico (COCI) da APCD

Veja também

Clube de benefícios
+

Cestas e Kits com descontos exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.