A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Lista de prioridades para fortalecimento da saúde bucal no estado é entregue ao governador de SP - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Lista de prioridades para fortalecimento da saúde bucal no estado é entregue ao governador de SP

 

No dia 6 de outubro, a coordenadora da área técnica de saúde bucal da Secretaria do Estado de Saúde (SES/SP), Maria Fernanda Montezuma Tricoli reuniu-se com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para destacar as prioridades para o fortalecimento da saúde bucal no estado.

Maria Fernanda afirma que hoje a grande concentração de Cirurgiões-Dentistas da rede pública está na atenção primária das prefeituras e, “frequentemente, nos deparamos com profissionais angustiados (além do salário) pela incapacidade do sistema em dar continuidade aos tratamentos iniciados nos ‘postos de saúde’ e que requerem especialidades odontológicas.  É o caso, por exemplo, do tratamento de pacientes com problemas mentais e que precisam de sedação ou anestesia geral em ambiente hospitalar, ou mesmo quando o profissional identifica uma lesão suspeita de câncer de boca, que deveria ser encaminhada imediatamente para biópsia e diagnose em laboratório”.

A coordenadora ainda ressalta que entre outros gargalos das especialidades, ainda se destacam as necessidades de cirurgias mais especializadas em Odontologia com ênfase para cirurgias ortognáticas, da ATM e Bucomaxilofacial, para que se possa garantir minimamente a assistência integral em saúde bucal. “Portanto, neste sentido, o Estado tem papel fundamental na estruturação da oferta dos serviços de importância regional, e um papel de apoio aos municípios na Atenção Básica como, por exemplo, o ambiente virtual de trabalho para prevenção do câncer bucal, capacitações e apoio financeiro a programas como o Sorria São Paulo, Qualis Mais, Qualis UBS e  PAB Estadual. Enfim, a Política de Saúde está em momento de construção de Redes de Atenção em todo o país e para a saúde bucal não é diferente, há necessidade dessa ‘construção da rede de saúde bucal’ com estruturação dos diversos pontos de atenção e estabelecimento de fluxos para referências/contra referências em seus três níveis (primário, secundário e terciário)".

As entidades odontológicas são as instâncias representativas das vozes e anseios dos profissionais da Odontologia, portanto são parceiras ideais para empoderá-los. “Todos os esforços são para fortalecer a saúde bucal em torno de uma assistência digna e, neste sentido, procuramos trabalhar juntos em vários movimentos e atividades da área de saúde bucal. Hoje, podemos dizer que construímos um consenso de prioridades possíveis para a saúde bucal pública. Acredito que, em se tratando de políticas de estado e, consequentemente, de política de saúde bucal, os  caminhos são traçados  quando  estabelecidos ‘consensos’”, finaliza Maria Fernanda.

Estas prioridades visam o fortalecimento da saúde bucal no Estado de São Paulo e  foram encaminhadas para o governador da seguinte forma: 

I. Assistência em saúde bucal

1. Ampliar o atendimento especializado de  Endodontia;

2. Instituir Saúde Bucal nos AMES Cirúrgicos – para atendimento à pessoa com deficiência que necessita de anestesia geral/sedação;

3. Estruturar equipe e aporte financeiro para a Odontologia Hospitalar;

4. Garantir referência para as lesões de boca e tratamento do câncer bucal;

5. Integrar o Programa Antitabagismo do Estado de São Paulo ao Programa  de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal;  

6. Ampliar a atenção para cirurgias eletivas e emergenciais em Odontologia terciária: cirurgias ortognáticas, da ATM e Bucomaxilofacial;

7. Continuar o Programa de Atenção a Comunidades Quilombolas no Vale do Ribeira;

8. Ampliar o Programa Sorria São Paulo Atenção Básica para mais municípios no Estado de São Paulo; 

9.Estimular implantação de  equipes de saúde bucal na Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família.

II -   Gestão e RH

1. Aprovação do Plano de Cargos e Carreiras com equiparação salarial e criação de novos cargos na assistêcia para média/alta complexidade e na estrutura administrativa com ênfase ao Cargo de Articulador de Saúde Bucal nos Departamentos Regionais de Saúde; 

2. Destinar financiamento para Educação Permanente em Saúde Bucal: formação de ASB/TSB, capacitações e oficinas para  profissionais; Encontros de Profissionais da Saúde Bucal (com ênfase à  continuidade das edições bienais do Epatespo - Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico).

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Descontos em todos produtos do site!

Descontos especiais

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.