A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

APCD participa de reunião para discutir reforma tributária - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

APCD participa de reunião para discutir reforma tributária

xxxx

 

No dia 27 de julho, o presidente da APCD, Wilson Chediek, e o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto, além de dirigentes do CROSP e CFO, e diversos representantes de entidades médicas, educacionais e de habitação, participaram de reunião on-line para tratar das propostas de reforma tributária com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, para pedir que a proposta de reforma do imposto de renda seja alterada, para manter neutra a carga tributária das empresas desses setores.

A APCD sempre apoiou essa luta da Reforma Tributária, desde quando a reinvindicação era pela menor incidência tributária no programa Simples Nacional aos profissionais liberais.

Hoje, se junta a esse movimento de grande porte contra a proposta de reforma do Imposto de Renda que articula a mobilização de diversos setor de serviços que, em num manifesto publicado em 26 de julho, e enviado ao Congresso, pediram que os parlamentares derrubem a proposta. A exigência é que a distribuição de dividendos (que hoje é isenta) não seja alterada no contexto do Projeto de Lei 2.337/2021, que altera o mecanismo.


Caso o texto avance, a distribuição passará a ser taxada em 20% de imposto de renda, como forma de compensar o corte na tributação das empresas. Mas, para muitas empresas, a conta não fecha e o saldo é um recolhimento maior de impostos.


A redução do IRPJ proposta pelo governo e pelo relator não tem efeito para quem está nesse sistema, pois haverá aumento direto de carga para quem estiver tendo renda acima de R$ 20 mil por mês. “As entidades subscritoras manifestam-se pela total rejeição dos termos propostos no PL nº 2.337, de 2021, inclusive na versão preliminar do substitutivo. A proposta de alteração das regras de tributação do imposto sobre a renda implica em aumento da complexidade no sistema tributário brasileiro”, diz o documento.


Para essas entidades, o retorno da tributação dos dividendos é um “retrocesso” e “resulta em inaceitável aumento de carga tributária para importantes setores da economia nacional, e provocará o fechamento e o encerramento de várias empresas, com consequente impacto nos empregos ligados à área da Saúde”.


“A proposta aumenta a carga tributária de 97% das empresas brasileiras”, afirma o tributarista Ricardo Lacaz, que atua como porta-voz dos setores. Nessa conta, entram as 4,2 milhões de empresas do Simples, que representam 80% das pessoas jurídicas do país. Também estão no cálculo as empresas que declaram pelo regime de lucro presumido, 883 mil em 2018, ou 17% do total.

O projeto será votado ainda hoje (17/08). De acordo com o relator, Celso Sabino, a medida deve beneficiar profissionais liberais.

 

A APCD segue acompanhando o parecer.

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.