A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Odonto computadorizada é atração do CIOSP 2018 - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Odonto computadorizada é atração do CIOSP 2018

Dental Factory demonstra no evento o uso de scanners 3D, modeladores CAD/CAM e máquinas computadorizadas na odontologia para acelerar e dar mais precisão a tratamentos e cirurgias bucais

A tecnologia 3D aplicada à odontologia é uma das atrações mais aguardadas do CIOSP 2018, congresso internacional da área odontológica realizado no Expo Center Norte a partir de 31 de janeiro. No estande da Dental Factory, especialista no segmento, será demonstrado o uso integrado de equipamentos como scanners, modeladores 3D e maquinário computadorizado para fazer diagnósticos, prever etapas do tratamento, fabricar peças ortodônticas e até “imprimir” ossos para cirurgias.

A odontologia digital parte de um modelo 3D da boca do paciente coletado por um scanner intraoral em um modelador similar aos CAD/CAMs industriais. O modelo 3D substitui o molde de gesso, às vezes impreciso. No ambiente 3D, o dentista faz diagnósticos, prevê as etapas do tratamento e até simula cirurgias. O protético projeta peças como próteses e alinhadores, e as fabrica com uma fresadora computadorizada. A vantagem é a eliminação dos possíveis erros do método artesanal, tratamentos mais rápidos, seguros e previsíveis.

Os exemplos, no entanto, vão além. Na reconstrução buco-maxilo-facial, a tecnologia 3D pode diminuir pela metade o tempo de cirurgias ao permitir que o dentista simule antes o procedimento, modele e fabrique com muito mais precisão as guias que vão orientar os cortes ósseos. Nos casos que exigem a substituição da estrutura óssea, o osso pode ser modelado e literalmente “impresso” em material biocompatível. A grande vantagem é que dá para prever com mais precisão como ficará o rosto do paciente após o procedimento.

Na implantodontia, o 3D permite planejar a disposição dos implantes e a necessidade de enxertos ósseos a partir da tomografia. Com o escaneamento é possível unir os exames e projetar guias cirúrgicas precisas, o que dá maior segurança e assertividade.Se o paciente tiver um escaneamento anterior e perder os dentes, as próteses poderão ser fresadas exatamente como os dentes originais, apenas como exemplo.

A tecnologia, no entanto, é pouco conhecida. Menos de 1% dos 290 mil dentistas brasileiros fazem uso do 3D. Para alcançar o público não atendido, muitos com limitações de capital, a Dental Factory planeja disponibilizar a tecnologia à empresas de radiologias, aproveitando o relacionamento que elas têm com dentistas em todo o Brasil. Segundo a empresa, a lacuna de informação sobre a tecnologia é uma barreira maior até que seu custo no processo de adoção. Por isso há em sua programação cursos e participações em eventos em 2018.

Mais informações:

A4&Holofote

Daniel Medeiros | danielmedeiros@a4eholofote.com.br | 11 99225-9634

Paulo Figueiredo | paulofigueiredo@a4eholofote.com.br |

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Seu pet merece o melhor!

Descontos especiais

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Desconto exclusivos em todo o site.

Descontos especiais.

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.