A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Ministério da Saúde publica Nota Técnica que reforça assistência odontológica no SUS - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Ministério da Saúde publica Nota Técnica que reforça assistência odontológica no SUS

O Ministério da Saúde reiterou a importância das orientações da Coordenação-Geral de Saúde Bucal, ao atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS), em decorrência da continuidade do cenário de pandemia.

Desde o início da pandemia, a Coordenação-Geral de Saúde Bucal Bucal/Desf/Saps/MS empenhou esforços no desenvolvimento de estratégias para mitigar a propagação do vírus nos ambientes odontológicos, orientando gestores, profissionais e a população quanto às medidas recomendadas.

No contexto da Covid-19, a atenção em saúde bucal precisou ser reorganizada e adaptada à análise de riscos individuais e coletivos relacionados à produção do cuidado e, por isso, em 23 de março, o MS divulgou a Nota Técnica nº 3/2021 – CGSB/DESF/SAPS/MS para reforçar a assistência odontológica segura no SUS e disseminar a informação sobre os cuidados.

Para fins de otimização da implementação foi disponibilizada também uma síntese das orientações para a garantia da oferta segura da atenção odontológica: Dez passos para a reorganização dos atendimentos odontológicos. Veja abaixo:

1. Dissemine o conhecimento: reforce a divulgação de informações e orientações em relação ao cuidado em saúde bucal no contexto da pandemia;

2. Cuide dos profissionais que cuidarão das pessoas: assegure a vacinação contra Influenza e inclua os profissionais na vacinação da Covid-19, conforme as especificações inseridas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e demais documentos emitidos pelo Ministério da Saúde e autoridades locais;

3. Avalie sua situação epidemiológica: antes de definir o cenário de atendimentos odontológicos, avalie a situação epidemiológica da sua cidade e região quanto ao número de casos.

4. Conheça as necessidades de saúde bucal e defina os cenários de atendimento adequados;

5. Assegure que as emergências e urgências odontológicas sejam sempre atendidas: de acordo com as recomendações sanitárias e de modo a suavizar o risco de vida;

6. Reorganize o acesso, definindo os atendimentos que podem ser considerados como eletivos essenciais e ampliados: considere a priorização das condições e grupos a serem atendidos;

7. Adeque a ambiência e reforce as medidas de biossegurança;

8. Reoriente o cuidado: quanto à utilização de técnicas que não gerem aerossóis, sempre que possível, e implementando diretrizes de acesso avançado;

9. Incentive a utilização de ferramentas auxiliares da oferta do cuidado;

10. Oriente a sua população: mantenha os usuários informados quanto à organização dos atendimentos e cuidados a serem adotados.

A prioridade é prezar pela atenção em saúde bucal de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, envolvendo gestores, profissionais da Odontologia e a população. A Nota Técnica destaca o papel da categoria odontológica enquanto serviço essencial no contexto pandêmico da rede pública de saúde.

Confira a Nota Técnica na íntegra.

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Desconto exclusivo L'Occitane Au Brésil!

Descontos especiais

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.