A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Odonto computadorizada é atração do CIOSP 2018 - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Odonto computadorizada é atração do CIOSP 2018

Dental Factory demonstra no evento o uso de scanners 3D, modeladores CAD/CAM e máquinas computadorizadas na odontologia para acelerar e dar mais precisão a tratamentos e cirurgias bucais

A tecnologia 3D aplicada à odontologia é uma das atrações mais aguardadas do CIOSP 2018, congresso internacional da área odontológica realizado no Expo Center Norte a partir de 31 de janeiro. No estande da Dental Factory, especialista no segmento, será demonstrado o uso integrado de equipamentos como scanners, modeladores 3D e maquinário computadorizado para fazer diagnósticos, prever etapas do tratamento, fabricar peças ortodônticas e até “imprimir” ossos para cirurgias.

A odontologia digital parte de um modelo 3D da boca do paciente coletado por um scanner intraoral em um modelador similar aos CAD/CAMs industriais. O modelo 3D substitui o molde de gesso, às vezes impreciso. No ambiente 3D, o dentista faz diagnósticos, prevê as etapas do tratamento e até simula cirurgias. O protético projeta peças como próteses e alinhadores, e as fabrica com uma fresadora computadorizada. A vantagem é a eliminação dos possíveis erros do método artesanal, tratamentos mais rápidos, seguros e previsíveis.

Os exemplos, no entanto, vão além. Na reconstrução buco-maxilo-facial, a tecnologia 3D pode diminuir pela metade o tempo de cirurgias ao permitir que o dentista simule antes o procedimento, modele e fabrique com muito mais precisão as guias que vão orientar os cortes ósseos. Nos casos que exigem a substituição da estrutura óssea, o osso pode ser modelado e literalmente “impresso” em material biocompatível. A grande vantagem é que dá para prever com mais precisão como ficará o rosto do paciente após o procedimento.

Na implantodontia, o 3D permite planejar a disposição dos implantes e a necessidade de enxertos ósseos a partir da tomografia. Com o escaneamento é possível unir os exames e projetar guias cirúrgicas precisas, o que dá maior segurança e assertividade.Se o paciente tiver um escaneamento anterior e perder os dentes, as próteses poderão ser fresadas exatamente como os dentes originais, apenas como exemplo.

A tecnologia, no entanto, é pouco conhecida. Menos de 1% dos 290 mil dentistas brasileiros fazem uso do 3D. Para alcançar o público não atendido, muitos com limitações de capital, a Dental Factory planeja disponibilizar a tecnologia à empresas de radiologias, aproveitando o relacionamento que elas têm com dentistas em todo o Brasil. Segundo a empresa, a lacuna de informação sobre a tecnologia é uma barreira maior até que seu custo no processo de adoção. Por isso há em sua programação cursos e participações em eventos em 2018.

Mais informações:

A4&Holofote

Daniel Medeiros | danielmedeiros@a4eholofote.com.br | 11 99225-9634

Paulo Figueiredo | paulofigueiredo@a4eholofote.com.br |

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Cestas e Kits com descontos exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Associados têm Descontos Exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Condições especiais para Associados

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.