A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Hérnia de disco: sintomas, diagnósticos e tratamentos - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Hérnia de disco: sintomas, diagnósticos e tratamentos

Problema é marcado por dor em regiões como a lombar e o pescoço

A coluna conta com discos intervertebrais — eles servem como amortecedores de impacto que evitam o contato direto e doloroso entre as vértebras. E a hérnia nada mais é do que o resultado do deslocamento de um desses discos.

Quando um deles sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento. Geralmente, o transtorno dá as caras na parte inferior das costas — nesse caso, o incômodo irradia para pernas e pés. Outro foco de hérnias é o pescoço. Se ele é atingido, toda a região cervical sofre.

Os sintomas podem começar subitamente e durar pouco tempo ou se manifestarem em longas crises que parecem não acabar nunca. Se não tratada, a hérnia chega a lesionar os nervos atingidos. Resultado: mais reclamações e uma grande dificuldade para contornar o quadro.

Essa chateação está relacionada principalmente ao avançar da idade — com o tempo, os discos vão sendo sobrecarregados até não aguentarem mais —, mas esforços físicos intensos demais e traumas nas costas também colocam a coluna em risco.

Sinais e sintomas

1. Dor na lombar e no nervo ciático

2. Fraqueza nas pernas

3. Dor ao tossir, dar risada e ir ao banheiro

4. Formigamento, dor e entorpecimento nas pernas e nos pés

5. Dificuldade para urinare evacuar

6. Dor nos braços e mãos (se a hérnia surgir no pescoço)

Fatores de risco

1. Traumas e acidentes

2. Ter mais de 35 anos

3. Ficar muito tempo sentado

4. Histórico familiar

5. Movimentos repetitivos que exigem o uso dos músculos das costas

Como se prevenir

A melhor estratégia é praticar atividade física. O excesso de horas sentado e a flacidez dos músculos do tronco provocada pelo sedentarismo estão intimamente ligados ao desgaste dos discos da coluna. Fora isso, eles precisam de movimentação frequente para se manterem firmes e lubrificados. Só não pegue pesado demais. Sua espinha vai reclamar se for submetida a sobrecargas muito elevadas ou a gestos mal executados.

Prestar atenção na postura também ajuda a preservar as costas. Há quem recomende exercícios posturais ou mesmo RPG para endireitar a coluna. Mas, antes de partir para táticas assim, vale a pena consultar um profissional.

O diagnóstico

O médico primeiro escuta as queixas do paciente e realiza testes físicos para descobrir os principais focos de dor. Além disso, pode avaliar os reflexos e a sensibilidade nas regiões acometidas pela hérnia de disco.

E não é só isso. O especialista ainda procura por outros sintomas que indiquem um possível agravamento do quadro, como incontinência urinária e fraqueza muscular na região do ânus.

Em cenários específicos, ressonância magnética, tomografia axial computadorizada e outros exames de imagem são empregados para apontar a raiz do problema e o tamanho do estrago.

O tratamento

Em boa parte dos casos, dá para aliviar o incômodo com mudanças de postura e exercícios físicos. Tudo, claro, com orientação profissional — até porque, durante uma crise, é necessário repouso.

Para a dor, costuma-se prescrever anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos. Sessões de fisioterapia ajudam bastante. Entretanto, se o quadro não for controlado, o cirurgião entra em cena. Em resumo, ele faz uma pequena incisão e retira a hérnia.

Fonte: Saúde – Abril

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Associados têm Descontos Exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.