A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Cuidados com a saúde bucal das crianças durante a Páscoa - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Cuidados com a saúde bucal das crianças durante a Páscoa

Com a chegada da Páscoa, especialmente as crianças, são envolvidas pelo encanto dos ovos de chocolate e doces tentadores que inundam as prateleiras das lojas. No entanto, enquanto os pequenos se deleitam com essas guloseimas, é fundamental lembrar que a saúde bucal deles não pode ser deixada de lado.

Afinal, é possível liberar os doces tentadores desta época e, ainda assim, manter os cuidados com os dentes em dia?

De acordo com a odontopediatra, Dra. Maria Naira Friggi, que é diretora do Departamento de Odontopediatria do Conselho Científico (COCI) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e professora de pós-graduação da FAOA, "os cuidados com a saúde bucal devem ser cumpridos por todos - adultos e crianças - e em todas as épocas do ano. Não podemos esquecer de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, um momento muito importante para manter a boca saudável, já que este período é favorável para a proliferação de bactérias".

Mas, nessa época do ano, conforme a Dra, é ainda mais importante redobrar os cuidados com os dentes dos pequenos. “É fundamental aproveitar os momentos de prazer com responsabilidade. Além da escovação com creme dental com flúor regularmente, é possível escolher cremes dentais reparadores, que melhoram a proteção em momentos como esses, de maior consumo de doce".

A professora reforça que, se não cuidarmos de forma adequada de nossa higiene bucal, "pequenas manchas brancas (como giz)  aparecerão nos dentes e depois, pequenos poros se juntam e formam buracos maiores, acarretando no que chamamos de lesões de cárie".

Resultados preliminares da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como SB Brasil, conduzida em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostram que 41,5% da população brasileira apresenta cárie, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa. Esse problema é especialmente grave entre os adolescentes de 12 a 15 anos, onde a prevalência atinge 57,4%.

Diante deste cenário é importante sempre lembrar que, manter a saúde bucal em dia é essencial, especialmente em épocas festivas como a Páscoa, quando os cuidados merecem uma atenção redobrada. Investir na saúde oral desde cedo é fundamental para prevenir problemas futuros e garantir sorrisos saudáveis por muitos anos.

Para finalizar, a Dra. Maria Naira conta um segredinho para os pais: “não é o chocolate o vilão causador de cárie, mas o açúcar adicionado a ele”. Ela ainda compartilha uma dica de ouro que usa para incentivar, de forma lúdica, as crianças a cuidarem dos dentes durante a Páscoa: "Conte para  as crianças que o coelho da Páscoa tem dentes grandes e fortes porque come muita cenoura, o que ajuda a limpar os dentes depois de comer chocolate", finaliza.

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto especial para Associados

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.