APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Cuidados com a saúde bucal das crianças durante a Páscoa

Com a chegada da Páscoa, especialmente as crianças, são envolvidas pelo encanto dos ovos de chocolate e doces tentadores que inundam as prateleiras das lojas. No entanto, enquanto os pequenos se deleitam com essas guloseimas, é fundamental lembrar que a saúde bucal deles não pode ser deixada de lado.

Afinal, é possível liberar os doces tentadores desta época e, ainda assim, manter os cuidados com os dentes em dia?

De acordo com a odontopediatra, Dra. Maria Naira Friggi, que é diretora do Departamento de Odontopediatria do Conselho Científico (COCI) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e professora de pós-graduação da FAOA, "os cuidados com a saúde bucal devem ser cumpridos por todos - adultos e crianças - e em todas as épocas do ano. Não podemos esquecer de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, um momento muito importante para manter a boca saudável, já que este período é favorável para a proliferação de bactérias".

Mas, nessa época do ano, conforme a Dra, é ainda mais importante redobrar os cuidados com os dentes dos pequenos. “É fundamental aproveitar os momentos de prazer com responsabilidade. Além da escovação com creme dental com flúor regularmente, é possível escolher cremes dentais reparadores, que melhoram a proteção em momentos como esses, de maior consumo de doce".

A professora reforça que, se não cuidarmos de forma adequada de nossa higiene bucal, "pequenas manchas brancas (como giz)  aparecerão nos dentes e depois, pequenos poros se juntam e formam buracos maiores, acarretando no que chamamos de lesões de cárie".

Resultados preliminares da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como SB Brasil, conduzida em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostram que 41,5% da população brasileira apresenta cárie, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa. Esse problema é especialmente grave entre os adolescentes de 12 a 15 anos, onde a prevalência atinge 57,4%.

Diante deste cenário é importante sempre lembrar que, manter a saúde bucal em dia é essencial, especialmente em épocas festivas como a Páscoa, quando os cuidados merecem uma atenção redobrada. Investir na saúde oral desde cedo é fundamental para prevenir problemas futuros e garantir sorrisos saudáveis por muitos anos.

Para finalizar, a Dra. Maria Naira conta um segredinho para os pais: “não é o chocolate o vilão causador de cárie, mas o açúcar adicionado a ele”. Ela ainda compartilha uma dica de ouro que usa para incentivar, de forma lúdica, as crianças a cuidarem dos dentes durante a Páscoa: "Conte para  as crianças que o coelho da Páscoa tem dentes grandes e fortes porque come muita cenoura, o que ajuda a limpar os dentes depois de comer chocolate", finaliza.

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos! Aproveite!

Descontos especiais

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.