A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo descobre ligação entre bactérias bucais e AVC - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo descobre ligação entre bactérias bucais e AVC

Pesquisadores examinaram presença ou não da proteína Cnm de superfície de colágeno de ligação expressa em cnm-positivo S Mutans na saliva de 279 pacientes

Micro sangramentos cerebrais (Cerebral microbleeds/CMBs) têm chamado a atenção como um importante marcador preditivo de acidente vascular cerebral em vários estudos. Uma pesquisa feita em Kyoto, no Japão, sugere ainda que a Streptococcus mutans, um tipo de bactéria bucal associada à cárie dentária, esteja envolvida no desenvolvimento dos micro sangramentos.

Buscando esclarecimentos sobre a conexão, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Medicina de Kyoto descobriu agora que a S. mutans positiva é um novo fator de comprometimento cognitivo associado aos CMBs e, portanto, pode estar associada a distúrbios como acidente vascular cerebral e demência. O estudo, intitulado “Oral cnm-positive Streptococcus mutans expressing collagen binding activity is a risk factor for cerebral microbleeds and cognitive impairment“, foi publicado na revista Scientific Reports.

Com o objetivo de compreender o significado clínico dos CMBs e os mecanismos de sua produção, os pesquisadores examinaram a presença ou não da proteína Cnm de superfície de colágeno de ligação expressa em cnm-positivo S Mutans na saliva de 279 pacientes (idade média de 70 anos). Além disso, avaliaram a função cognitiva, o estado de saúde dentária e a prevalência de CMB de cada um. O exame oral incluiu o número de dentes remanescentes, a presença ou ausência de cárie dentária e o estado periodontal dos participantes.

No grupo de estudo, 94% dos testes deram positivo para S. mutans, 33% de S. mutans positivo para cnm e 25% mostraram atividade de ligação ao colágeno associada a S. mutans. A ressonância magnética do cérebro detectou CMBs em 73 participantes (26%). Quanto ao exame odontológico, 31% dos participantes tiveram cárie dentária e 28% obtiveram um Código 3 ou superior no Índice Periodontal Comunitário de Necessidades de Tratamento. O número médio de dentes remanescentes foi de 22,7 ± 7,5.

As análises mostraram que o S. mutans cnm-positivo foi detectado frequente entre os participantes com CMBs do que aqueles sem. Além disso, foi observado que a porcentagem de pacientes com cárie dentária foi significativamente maior no grupo com atividade de ligação ao colágeno.

Segundo os pesquisadores, os achados sugerem um mecanismo molecular para a interação entre infecções bucais crônicas e distúrbios geriátricos, como acidente vascular cerebral e comprometimento cognitivo. A fim de esclarecer a causalidade, enfatizaram que um estudo de intervenção focado em cuidados bucais e microbiota em indivíduos CMB seria interessante. Como os dados atuais suportam a ideia da importante influência da microbiota bucal sobre a doença neurológica, eles também pediram uma melhor colaboração entre pesquisadores dentais e médicos.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Desconto especial para Associados

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.