A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

CTBMF: praticada desde os tempos mais remotos - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

CTBMF: praticada desde os tempos mais remotos

Especialistas da área contribuem muito no tratamento multidisciplinar dos pacientes

Embora na história não se falasse especificamente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) há várias citações que remetem à cirurgia oral, desde os tempos mais remotos. “Os manuscritos de Imhotep (século XXVII a.C.) do Antigo Egito é um dos primeiros achados sobre medicina, sendo considerado como o primeiro médico da história antiga. Datado de 2.670 a.C., o livro “Nuei-Kieng”, escrito pelo Imperador Huang-Ty, fundador da medicina na China, também descreveu procedimentos de cirurgias bucais como exodontias e tratamentos de fraturas da mandíbula. O médico grego Esculápio (séc. XIII a.C.), pela tradição convertido a “Deus da Medicina”, descreveu exodontias, além de ser o primeiro a se referir sobre a confecção de instrumentais para esses procedimentos”, conta o especialista em Estomatologia e CTBMF, Wagner Marques. 

Publicação de autoria do professor doutor Clóvis Marzola sobre a história da CTBMF menciona que os primeiros documentos sobre o estado da Medicina e Odontologia nos tempos mais longínquos aparecem no “Papiro de Ebers” (1550 a.C.) um dos tratados médicos mais antigos e importantes que se conhece. “É um estudo completo das Ciências Biológicas conhecidas até então, não se descuidando das enfermidades dos dentes e das gengivas, notando-se ainda várias prescrições para curá-las. Não há nenhuma menção à cirurgia dental, devendo-se supor que na época não se realizavam operações dentais, pois não existiam instrumentos para tal. Outro documento, o “Papiro Cirúrgico de Edwin Smith” (1600 anos a.C.), contém informações mais antigas a respeito do tratamento das fraturas praticadas no Egito. Hieróglifos dão uma ideia de como eram realizados exame, diagnóstico e tratamento. Este, talvez, seja o primeiro trabalho que relate a respeito da cirurgia bucal praticada antigamente”, completa o especialista em CTBMF, Sylvio Luiz Costa de Moraes, que foi presidente da gestão 2016-2017 do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Os relatos sobre a especialidade também passam pelo “pai da medicina”, Hipócrates (460 a.C.), que já na época mencionava doenças da boca e tratamentos de dores de dentes. “Dentre os registros da época, incluem-se os tratamentos de fraturas da face, que embora rudimentares, demonstravam-se eficientes. Existem inúmeras outras referências, principalmente nos séculos XVIII e XIX, em especial o último com o advento da anestesia, mas devemos ressaltar a importância de Pierre Fauchard considerado o “pai da Odontologia moderna”, autor da primeira obra da Odontologia “Le chirurgien dentiste” (1728), na qual descreveu a anatomia oral, sintomas de patologias, técnicas para remoção de cáries, restaurações, e até mesmo implantes”, ressalta Wagner.

Para Wagner, o século XX se tornou um período notável pelos avanços tecnológicos. “Acompanhando essa evolução, a CTBMF obteve o maior avanço no pós-guerra, a partir de 1958, quando surgiu a “AO Foundation – Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen”, agregando os conceitos da “ASIF - Association of the Study of Internal Fixation”, e estudos foram realizados e proporcionaram uma grande evolução nos tratamentos dos traumatismos faciais na década de 1960, liderados por Bernd Spiessl. Nos anos 1970, uma nova escola toma enorme importância, a “Strasbourg” com novos princípios. Posteriormente, um consenso entre as duas escolas propiciou o desenvolvimento e a evolução que a CTBMF possui até os dias de hoje”.

No Brasil, as principais instituições referentes à espacialidade são a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, fundada em 1952, e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, fundado em 1970. A CTBMF foi reconhecida pelo extinto SNFO em 1968, tendo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 1975, conceituado e definido como ‘a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas. “Com todas estas considerações, pode-se dizer que a Cirurgia e a Traumatologia, de domínio odontológico, desenvolveram-se através dos tempos com o crescente estudo de aperfeiçoamento de métodos e manobras além dos instrumentos cirúrgicos. Entretanto, o que marca uma sensível mudança, quase que radical mesmo nos rumos da cirurgia foi o advento da anestesia, da assepsia e da radiologia. Sem este trio, seria quase que impossível um programa de avanço considerável na Cirurgia”, destaca Sylvio.

São diversos os campos de atuação dos especialistas em CTBMF. Segundo a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia do CFO, as áreas de competência para atuação do especialista em CTBMF incluem: a) implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; b) biópsias; c) cirurgia com finalidade protética; d) cirurgia com finalidade ortodôntica; e) cirurgia ortognática; e, f) diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos; afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação temporomandibular; lesões de origem traumática na área bucomaxilofacial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manifestação maxilofacial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião.

O professor de especialização em CTBMF da Fundecto/USP e de Odontologia Hospitalar da USP, Roberto Piteri Filho, explica que, atualmente, o cirurgião bucomaxilofacial atua em ambiente ambulatorial (consultório) e hospitalar. “Normalmente, as cirurgias de pequeno porte como exodontias, enxertos menores, biópsias e implantes dentários são executadas em consultório. Casos mais complexos de reconstrução facial, tratamentos cirúrgicos da ATM, grandes reconstruções dos maxilares e traumas faciais, são executados em hospitais. Acredito que o maior diferencial do cirurgião bucomaxilofacial seja o conhecimento profundo em anatomia e principalmente lidar com pacientes que apresentam estas condições clínicas citadas acima todos os dias. O que dá a cada dia mais experiência. Muito importante também é o fato do bucomaxilo trabalhar sempre em equipe com vários colegas, isso estimula a discussão de casos, o que junta experiência de dois ou mais profissionais”, avalia.

Tecnologia é aliada nos principais avanços da especialidade

Na opinião de Roberto, o cirurgião bucomaxilofacial tem contribuído muito no que se refere a melhor forma de atender qualquer paciente, que é o tratamento multidisciplinar. “Nos hospitais atuamos diretamente com as equipes de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, entre outras no caso de pacientes politraumatizados. Nos consultórios também atuamos na forma multidisciplinar, quando as outras especialidades da Odontologia não conseguem ‘salvar’ o tratamento e, infelizmente, a cirurgia acaba sendo o último recurso”.

Sylvio destaca que há mais de uma década a especialidade vem aperfeiçoando a reconstrução facial com o emprego de planejamentos cirúrgicos com protótipo obtidos através de impressoras tridimensionais (3D) e com a concepção de próteses de estruturas esqueléticas da face que se prestam a reconstrução do contorno facial. “Atualmente empregam-se softwares para planejamento de cirurgias ortognáticas e de trauma, quando o cirurgião poderá planejar com precisão as alterações de posicionamento do esqueleto para as seguintes situações: cirurgia ortognática – em pacientes com alterações dento-esqueléticas; apneia do sono – em portadores de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Hipopneia (SAHOS) que trás uma reabilitação funcional do sono que não se conseguia no passado sem a cirurgia esquelética maxilofacial; e cirurgia do trauma facial – naqueles com traumas com necessidade de cirurgias reparadoras, para os quais se pode inclusive planejar os sistemas de fixação esquelética a utilizar, bem como seu formato”.

Wagner acrescenta que, um dos avanços mais recentes é nas cirurgias da articulação temporomandibular, com o advento das artroscopias e reconstruções da ATM com próteses customizadas. “E também nas cirurgias ortognáticas, ambas com o auxílio das cirurgias virtuais na obtenção de um planejamento com maior previsibilidade e resultados excelentes".

Aperfeiçoamento constante e garantia da presença em hospitais estão entre os desafios da área

Depois do principal obstáculo da especialidade, que é a própria especialização – “é preciso dedicação exclusiva de dois a quatro anos”, segundo Roberto Piteri Filho, o outro desafio a ser superado é o aperfeiçoamento e a atualização constante.

O mesmo considera Sylvio Luiz Costa de Moraes: “os próximos passos correrão por conta do contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento do que já se dispõe em termos de tecnologia nos dias atuais e a inserção do cirurgião bucomaxilofacial como membro de equipe multidisciplinar de transplante facial no Brasil”.

“Como a especialidade já está bem fundamentada, acredito que os principais desafios são o de garantir a presença e a atuação da especialidade dentro dos hospitais, conforme previstas nas recentes legislações. O próximo passo, que é discutido frequentemente nas reuniões das instituições é a equiparação de carga horária e conteúdo entre os cursos de especialização e os programas de residências hospitalares”, finaliza Wagner Marques.

Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.