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Fousp proporciona educação continuada para Cirurgiões-Dentistas da rede pública - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Fousp proporciona educação continuada para Cirurgiões-Dentistas da rede pública

Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal tem como objetivo implementar ciência e tecnologia produzidas pelas ações de ensino e pesquisa na pós-graduação nos serviços públicos para melhor atender à população

Atualizar os profissionais da rede pública sobre técnicas atuais em Odontologia é o objetivo do Projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal da Fousp. O foco dessa ação é fornecer gratuitamente educação continuada de excelência para os Cirurgiões-Dentistas que realizam atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde dos 8 municípios da Redes Regionais de Atenção à Saúde 4 (RRAS) - Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra -, e que ficam no entorno da Faculdade. A  atividade realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas foi iniciativa dos professores, Marcelo Bönecker e Ana Estela Haddad, que são os coordenadores do projeto. Ambos são professores do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria e membros do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas.

Por meio meio desse projeto são identificados temas de interesse para que os Cirurgiões-Dentistas da rede pública possam atualizar seus conhecimentos e promover maior qualificação da atenção à saúde bucal na região. Os temas são abordados por professores do corpo docente da Fousp e, algumas vezes, por professores convidados que são alunos egressos do Programa de Pós-Graduação. Além disso, por meio do projeto, os serviços de saúde bucal poderão referenciar pacientes em situações de maior complexidade de diagnóstico ou buscar na instituição uma segunda opinião em casos clínicos.

Bönecker explica que este projeto é importante porque aproxima a evidência científica e o conhecimento atual produzido na Fousp da prática de atendimento odontológica realizada no serviço público. “Ou seja, é uma forma de fazer com que toda ciência e tecnologia produzidas pelas ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Faculdade sejam efetivamente implementadas nos serviços públicos para melhor atender a saúde bucal da população”.

Ana Estela Haddad complementa que os Cirurgiões-Dentistas da rede, por um lado, sentem-se mais gratificados e seguros com relação à atenção à saúde que estão oferecendo. “Os momentos oportunizados de reflexão sobre a prática ajudam a qualificá-la, e também podem ser propostas melhorias na organização dos serviços e no processo de trabalho em cada unidade de serviço. Ao mesmo tempo, os docentes e acadêmicos podem se aproximar da realidade dos serviços, refletir sobre protocolos e recomendações, ajustá-los a diferentes contextos e propor questões para o desenvolvimento de novas pesquisas que estejam mais alinhadas com as necessidades reais de saúde bucal da população. Além disso, a integração ensino-serviço é uma das diretrizes para a formação em saúde preconizadas pelas diretrizes curriculares e pela política nacional de educação na saúde”.

Escolha dos temas das palestras

Eliana Tikami de Lima Carvalho, coordenadora de Saúde Bucal de São Lourenço da Serra, explica que “os coordenadores de saúde bucal da região levantaram junto as suas equipes temas de interesse para que os Cirurgiões-Dentistas das redes municipais pudessem atualizar seus conhecimentos e promover maior qualificação da atenção à saúde bucal na região”.

O Cirurgião-Dentista especialista em Odontopediatria e Cirurgia, e um dos palestrantes do Projeto, Ricardo De Nardi Fonoff, detalha que os conhecimentos são transmitidos por meio de palestras mensais previamente agendadas entre as coordenações municipais e a coordenação acadêmica do projeto. “São convidados professores especialistas em suas áreas e com vivência e formação acadêmica na Fousp. Posteriormente, os professores podem disponibilizar um resumo do material em uma plataforma digital aberta aos profissionais participantes do projeto ou seja, para mim foi uma satisfação ser convidado a participar de um projeto inovador e de extrema relevância na atualização científica dos profissionais que atuam na rede municipal e ter a oportunidade de trocar experiências com colegas com vasta vivência clínica. Creio que este é um dos exemplos onde um dos papéis da Universidade de serviço de extensão à comunidade se aplica de uma maneira tão clara e com tantos benefícios.” O referido professor é um dos palestrantes convidados que é aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas. Sendo assim ex-alunos do Programa realizam uma atividade que contribui tanto para o Programa quanto para os professores da rede pública.

Bönecker destaca o Programa de Pós-Graduação de Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia realiza muitas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o Projeto de Integração Ensino-Serviço ajuda a USP a cumprir um papel social que nesse caso é de educação continuada de excelência e gratuita para os Cirurgiões-Dentistas que trabalham no atendimento da população dos municípios do Estado de São Paulo. A educação continuada possibilita que o Cirurgião-Dentista esteja num constante processo de atualização de conceitos e técnicas em Odontologia, o que pode ter um impacto positivo na sua prática clínica. Ou seja, os Cirurgiões-Dentistas que estão envolvidos em processo de educação continuada possuem mais argumentos para realizar tomadas de decisões de tratamento que sejam favoráveis aos pacientes.

Vale ressaltar que além das palestras, a educação continuada também ocorre por meio de um repositório de conteúdos numa página da internet aonde materiais complementares ao assunto discutido são disponibilizados para que os dentistas possam rever conteúdos ministrados na palestra e ter contato com informações complementares. Os municípios, nesse caso, foram escolhidos por uma questão de conveniência, pois são todos de uma mesma região e estão fisicamente próximos da USP”.

Trabalhos nos municípios

Eliana Carvalho explica que o município trabalha de acordo com os princípios do SUS, promovendo a universalidade, equidade e integralidade. “A saúde bucal de São Lourenço da Serra está inserida apenas na Atenção Básica. A Política de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) constitui-se em um dos eixos estruturantes do aperfeiçoamento organizacional dos serviços de saúde. A educação permanente é aprendizagem a partir do processo de trabalho, onde existe a valorização da práxis profissional, e o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano do trabalho. Portanto, o profissional atualizado e melhor qualificado consegue aprimorar o seu processo de trabalho com melhor resolutividade dos casos. Esta parceria sem ônus para os municípios proporciona a integração ensino-serviço fortalecendo a Política de Educação Permanente em Saúde na região, qualificando os profissionais do SUS para melhor atendimento à população. Além disso, por meio do projeto, a Fousp irá receber pacientes da região em situações de maior complexidade de diagnóstico ou dar uma segunda opinião em casos clínicos, otimizando o tratamento do paciente”.

A coordenadora de Saúde Bucal de Embu das Artes, Olga Mara Pires, explica que esse projeto se insere dentro de uma política do SUS, onde a educação continuada dos profissionais tem prioridade. “O profissional do serviço público lida diariamente com um volume grande de pacientes e com uma variedade imensa de casos clínicos. O grande desafio do serviço é que o profissional consiga ser resolutivo, oferecendo um bom atendimento ao paciente. Esse projeto que está sendo desenvolvido proporciona essa atualização ao profissional. A grande importância desse trabalho é a parceria que vem se estabelecendo com a Universidade, pois uma é detentora do conhecimento, do desenvolvimento de novas técnicas, pesquisa de novos materiais etc. E o outro lado lida diretamente com a população, que cada vez mais necessita de um tratamento de qualidade e resolutivo. Além da Universidade poder conhecer um pouco da realidade dos serviços, para que possa transmitir isso a seus alunos, pois estes serão os futuros profissionais”.

Opinião dos Cirurgiões-Dentistas

A Cirurgiã-Dentista, Thais Lombardo, que atua no município de Embu das Artes, reforça: “nunca sabemos tudo sobre a Odontologia. A tecnologia avança a cada ano em todas as áreas no que se refere a  materiais utilizados, condutas no atendimento, estética, reabilitação no geral. É sempre bom estarmos em busca de novos cursos, palestras e especializações. Todos acabam nos trazendo um novo conhecimento que pode ser aplicado no atendimento tanto em rede pública como na rede particular trazendo melhor conforto e resultado ao paciente”.

Thais Lombardo acrescenta que “o profissional da rede privada busca constantemente o conhecimento externo e atual. Já na rede pública pouco se tem de incentivo e aprimoramento no atendimento dos pacientes. Sendo assim, está sendo de grande valia esta parceria que a cada palestra traz um tema diferente abrangendo todas as áreas odontológicas e condições de atendimento. Espero que este projeto continue, pois está sendo muito enriquecedor”.

Já a Cirurgiã-Dentista, Adriana Pereira, que atua no município de São Lourenço da Serra, conta que as aulas abordam temas que trazem esclarecimentos sobre situações ou casos que ocorrem com grande frequência na rotina de atendimento da rede. “Tenho observado uma preocupação em apresentar alternativas que possam ser utilizadas na prática odontológica entendendo as limitações de recursos que o serviço público apresenta. Dessa forma conseguimos abraçar maior número de casos e com melhor resultado”.

Futuro

Frente ao sucesso do projeto implantado, discussões já foram feitas com coordenações de saúde bucal de outros municípios, e é muito provável que para o ano de 2019 ocorra o aumento do número de municípios que participarão desse projeto.

Texto Mariana Pantano

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