A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Pesquisa indica relação entre bruxismo e bullying verbal em adolescentes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Pesquisa indica relação entre bruxismo e bullying verbal em adolescentes

O bullying verbal na escola pode afetar negativamente a saúde mental do adolescente, causando angústia e ansiedade. Um estudo brasileiro mostrou que este estresse também pode ser refletido em saúde bucal e, possivelmente, resultar em bruxismo noturno.

A pesquisa de caso-controle por uma equipe de pesquisa liderada pela professora Júnia Serra-Negra da Universidade Federal de Minas Gerais tem sugerido que possível bruxismo do sono em adolescentes está associado com um histórico de envolvimento em bullying verbal na escola como vítimas, agressores ou ambos.

Os casos foram compostos por 103 alunos em Itabira, com idades entre 13 e 15 anos com bruxismo do sono possível (isto é, auto relato ou pais) e os controles de 206 adolescentes sem bruxismo do sono possível. Todos os participantes responderam um questionário sobre sua participação, se houveram episódios de bullying verbal na escola, baseado na pesquisa nacional de saúde com base escolar e uma avaliação de sua classe socioeconômica de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. O teste de Pearson chi-squared, o teste de McNemar e regressão logística condicional foram realizados para avaliar a associação entre bruxismo do sono possível, bullying escolar verbal e classe socioeconômica.

Entre os participantes, 134 (43,3%) relataram envolvimento em episódios de bullying escolar verbal como vítima, agressor ou ambos. A grande maioria (90,3%) era do sexo masculino. De modo geral, esses adolescentes encontraram probabilidade quatro vezes maior de sofrer bruxismo do sono (65%) em comparação com aqueles que não foram envolvidos no bullying escolar verbal (17%).

Fonte: Dental Tribune

Veja também

Clube de benefícios
+

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos em todo o site da Puket!

Descontos especiais

Saiba mais

Acesse o site e verefique os descontos!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.