A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Novembro azul: a importância do tema para população - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Novembro azul: a importância do tema para população

Câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade

Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Um dado realmente alarmante.

A doença

O câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Atualmente, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Porém, é importante observar alguns critérios rigorosos de acompanhamento como visitas frequentes ao urologista, realização de exames e até novas biópsias de acompanhamento. Homens que tiverem história de câncer na família correm mais risco e devem iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos de idade.

A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados dependendo do estágio em que a doença se encontre.

Para os casos de doença localizada ou localmente avançada com indicação cirúrgica, a cirurgia robótica é uma realidade e já está à disposição em nosso país desde 2009. Nos Estados Unidos mais de 90% das cirurgias de próstata são realizadas com auxílio do robô. Existem várias aplicações cirúrgicas do robô da Vinci, mas é na cirurgia do câncer de próstata que sua utilidade se destaca. Tem sido possível melhorar os índices de preservação da função sexual, problema mais frequente relacionado à cirurgia. Em alguns centros com experiência, a taxa de recuperação da potência sexual com a cirurgia robótica chega a mais de 90% entre cirurgiões experientes.

Os principais benefícios da cirurgia robótica são: reprodução dos movimentos das mãos do cirurgião sem tremor, portanto, mais precisos, visão tridimensional e ampliada, mostrando detalhes que a visão humana natural não enxerga e posição ergonomicamente confortável no assento do console de comando, que levam em última instância a uma técnica muito mais precisa, com mínimo de agressão a estruturas delicadas e máxima preservação de estruturas vitais e vizinhas. Aos que porventura achem que o robô por si só faz a grande diferença, é preciso o discernimento de que a máquina não faz nada sem ser comandada pelo piloto. O cirurgião estará sempre no comando e aí a experiência e habilidade pessoal faz toda diferença.

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente e em mãos experientes com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual.

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja também

Clube de benefícios
+

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.