A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Câncer de cabeça e pescoço: estudo mostra que acometidos pela doença são ou já foram fumantes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Câncer de cabeça e pescoço: estudo mostra que acometidos pela doença são ou já foram fumantes

Uma pesquisa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostra que oito em cada dez pacientes com câncer de cabeça e pescoço, atendidos no Instituto, são ou já foram fumantes. O consumo de álcool está presente em 50% dos casos. Cigarro e excesso de bebida aumentam o risco em mais de cem vezes.

Por isso, os médicos estão lançando um alerta para todos os brasileiros. O olhar atento do Cirurgião-Dentista, do médico ou do agente de saúde é o principal alarme. Antes de aparecerem nos exames mais sofisticados de imagem, os cânceres que atingem a cabeça e o pescoço podem ser apalpados, ouvidos ou vistos a olho nu. Manchas ou feridas nos lábios e na boca que não somem em duas semanas; machucados causados por próteses dentárias mal ajustadas; rouquidão que não desaparece; dificuldade de engolir e nódulos no pescoço são sinais que não devem ser ignorados.

“O ideal é que não passem mais do que duas, três, quatro semanas para, vamos dizer, firmar esse diagnóstico de tumor e encaminhar esse paciente para que ele receba o seu tratamento com excelentes chances de cura”, explica Claudio Cernea, chefe de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ainda não é o que acontece no Brasil. Mesmo em São Paulo, a maioria dos pacientes demora a descobrir e tratar a doença. “Cerca de 60% chegam em estado avançado. Eles passam por uma rotina longa até fazer o diagnóstico. Às vezes demora um tempo até chegar ao serviço especializado, então, com isso, o que era um pequeno tumor se torna um grande tumor em 60%, 70% das vezes”, afirma Marco Aurélio Vamondes Kulcsar, chefe de cirurgia de cabeça e pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). 

A observação cuidadosa e a rapidez no diagnóstico e tratamento podem mudar o curso da doença e fazer a chance de cura passar dos 70%. Agora, prevenir os cânceres de cabeça e pescoço vai exigir um outro tipo de esforço.

 

Fonte: Jornal Nacional

Veja também

Clube de benefícios
+

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos em todos produtos do site!

Descontos especiais

Saiba mais

Aqui você encontra as melhores marcas!

Descontos especiais.

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.