APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Marketing odontológico: cinco ações para divulgar seus serviços e ter mais clientes

Com a disseminação das redes sociais e a aceleração das compras on-line de produtos e serviços por conta da pandemia da coronavírus, os profissionais de Odontologia precisam apostar no chamado marketing odontológico para alavancar o alcance dos seus serviços e aumentar a retenção de clientes.

Afinal, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Se antes as pessoas iam às ruas e entravam no primeiro consultório atrativo ou por indicação de amigos, hoje você tem o poder de criar conteúdo sobre sua marca, seu atendimento clínico, dentro de uma conta no Instagram.

Ou ter um site bem estruturado e depoimentos de clientes satisfeitos, que chamam a atenção de quem busca, na tela de um celular, o lugar ideal para realizar um procedimento cirúrgico de urgência.

Resumindo: se você é dentista, independentemente da especialidade, saiba que investir em marketing digital pode fazer a diferença entre a estagnação e o sucesso do seu consultório.

Mas, como começar o seu marketing? É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Confira!

Criando uma estratégia de marketing odontológico do zero

Muitos profissionais da odontologia, com ou sem consultório próprio, ainda acreditam que investir tempo e dinheiro em marketing é um tipo de “perfumaria” ou que precisam de uma equipe grande para dar resultado. 

Isso até seria verdade, só que há 10 anos. Com o advento das redes sociais, a mudança na forma como as pessoas buscam informação e tomam decisões de compra, qualquer dentista, pode ter uma estratégia de marketing digital focada em seus serviços.

O primeiro passo é ter noção do quanto você pode investir em marketing odontológico. Mais do que ter uma pessoa para cuidar do seu público, é necessário:

- Conhecer o perfil psicográfico dos seus clientes, reunindo informações como idade, gênero, grau de instrução, hábitos culturais e seus principais problemas (saúde bucal, estética dental e uso de convênios são alguns exemplos).

Ter uma rede social ativa, onde possa compartilhar, de forma consistente, conteúdos com dicas e curiosidades sobre o que seus pacientes buscam (higiene bucal e mitos sobre ortodontia, por exemplo).

Oferecer uma boa experiência virtual, como atendimento personalizado via WhatsApp e, se possível, um site com informações sobre o seu consultório (localização, serviços oferecidos e depoimentos de clientes).

Vale lembrar que, com exceção dessa última opção, o custo é zero para quem está começando a divulgar seus serviços. Se você tem um bom celular, uma conta no Instagram e alguma noção de design, já pode iniciar sua produção de conteúdo sobre odontologia.

Cinco ações práticas para o sucesso do seu marketing odontológico

Para começar bem a sua estratégia de marketing e atrair mais clientes, separamos as cinco ações básicas em que o dentista deve focar seus esforços.

 Algumas são bem intuitivas e fáceis de colocar em prática, e uma ou outra pode exigir uma investigação sobre técnicas e conhecimentos de Marketing Digital.

 Nesse caso, recomendamos a leitura do livro “Comunicação em Saúde: ciência, redes sociais e empreendedorismo”, da Giselle Rodrigues. Você pode baixar as primeiras páginas de forma gratuita clicando aqui.

1) Defina os preceitos de ética e de transparência dos seus serviços

Como você deve imaginar, existe um Código de Ética Odontológica, documento oficial que periodicamente é revisado pelos Conselhos de Odontologia dos Estados.

Por isso, o primeiro passo é fazer a leitura dessas boas práticas, de acordo com a unidade federativa do seu consultório e com as diretrizes do Conselho Federal de Odontologia. Dentre os aspectos éticos da profissão do cirurgião-dentista e suas especialidades, o marketing odontológico é uma das pautas mais revisitadas ao longo dos anos.

Afinal, algumas práticas de marketing não só são proibidas, como também passíveis de punição pelo CFO. Busque sempre estar em conformidade, evitando:

Anunciar e divulgar técnicas que não foram comprovadas cientificamente pelo Conselho Federal de Odontologia.

Usar imagens “antes” e “depois” que ofertem preços ou insinuem a comercialização do serviço de forma desqualificada.

Divulgar seu trabalho através de mala direta via internet, telemarketing ou sites de compras coletivas.

2) Utilize o Google Meu Negócio

O Google é o maior buscador do mundo e, só por esse motivo, ter o seu consultório nessa ferramenta é outra ação de marketing fundamental.

Ele permite que a sua empresa seja encontrada nos resultados de pesquisa do buscador, além do próprio Google Maps, facilitando o contato imediato de quem pesquisa.

Para isso, você precisa inserir corretamente as informações no Google Meu Negócio, como:

Endereço físico e virtual (site oficial).

Horário de funcionamento.

Serviços oferecidos.

Imagens do consultório e avaliações de clientes.

3) Produza conteúdo relevante nas redes sociais

Como falamos anteriormente, sua presença digital é a maior aposta para engrenar seu consultório e ser reconhecido pelos futuros clientes.

Hoje em dia, qualquer dentista pode criar posts, vídeos e stories no Instagram, Facebook e WhatsApp (e até no YouTube, caso tenha tempo e disposição criativa).

O importante é definir quais conteúdos serão oportunos, ou seja, que de fato trazem novos conhecimentos e sejam úteis para o público. Dentre o universo de possibilidades, algumas boas apostas são:

Vídeos curtos explicando conceitos de higiene bucal (“como fazer uma boa escovação” e “o uso correto do fio dental”, por exemplo).

Dicas sobre como escolher o produto/serviço ideal, mostrando ao leitor como superar objeções e crenças sobre qualidade e preço.

Posts sobre como é a carreira de um cirurgião-dentista, seus desafios e quais diferenciais você adota ao longo dos atendimentos. Conteúdo humanizado é sempre bem visto.

Enquetes e caixa de perguntas também são ótimas ferramentas para engajar quem te segue, principalmente no Instagram.

4) Utilize o WhatsApp como principal ponto de contato com os clientes

Mais de 90% da população digitalmente ativa gasta, no mínimo, uma hora entre troca de mensagens e busca por serviços. E nesse contexto, o WhatsApp é o aplicativo de maior popularidade.

E como a ferramenta já conta com planos comerciais no WhatsApp Business, vale muito investir na sua comunicação com os clientes por lá.

Além de agilizar o atendimento com mensagens automatizadas e personalizadas, você pode utilizar recursos visuais como vídeos, fotos e figurinhas do seu consultório. Sem contar que o envio de documentos importantes, como notas fiscais e comprovantes de agendamento para clientes recorrentes.

5) Otimize o seu site para os mecanismos de busca e SEO (Seach Engine Optimization), caso tenha um 

Por fim, grande parte dos consultórios e das empresas de odontologia contam com um site para apresentar e oferecer seus serviços.

A diferença competitiva é que poucos seguem as melhores técnicas de SEO, o que faz sua empresa aparecer nas primeiras páginas do Google, por exemplo.

Talvez, essa seja a parte mais complexa na sua estratégia de marketing odontológico, caso nunca tenha tido contato com o assunto. Basicamente, falamos de intenção de busca e palavras-chave na hora de produzir conteúdo nas áreas do seu site, como o blog.

Pense que a pessoa passa por quatro etapas antes de pagar pelos seus serviços:

Aprendizado e descobertas: aqui, ela vai ao google pesquisar coisas como “dor na gengiva: como tratar” ou “tratamento para quem tem sensibilidade nos 

dentes”. Ao fazer isso, o buscador irá priorizar os sites que produzem conteúdo consistente, detalhado e relevante sobre o assunto — e quanto mais completo e guiado por essas palavras-chave, melhor o seu conteúdo irá ranquear.

Reconhecimento do problema: ao aprender mais sobre o problema, a pessoa irá buscar soluções mais específicas e concretas. Se o seu site for o responsável por ensiná-la, ela não apenas confiará em você, como irá buscar a solução com seus serviços.

Consideração da solução: o buscador já sabe que você oferece soluções e por isso vai buscar a melhor alternativa. Quanto melhor for a avaliação de clientes anteriores e o valor agregado do seu serviço (benefícios do atendimento), maior a chance de a pessoa comprar em seu site.

Decisão de compra: a última e derradeira etapa. Quando o seu site é otimizado para SEO, o tempo entre a 1ª etapa e a compra tende a ser menor, pois o futuro paciente já tem as informações necessárias, confia na sua solução e não encontra oportunidade melhor nos concorrentes.

Inscreva-se gratuitamente na Conferência Digital da Coletânea CIOSP 2021

Esperamos que essas dicas de marketing odontológico tragam novos clientes ao seu consultório e aumentem sua renda, seja como dentista empreendedor ou especialista em uma empresa consolidada.

Nos dias 2 e 3 de agosto, teremos o principal evento on-line de odontologia do semestre: a Conferência Digital da Coletânea CIOSP 2021, onde especialistas e autores das principais obras sobre odontologia contemporânea irão abordar temas relevantes da atuação dos cirurgiões-dentistas de todo o país.

Clique neste link e garanta sua participação, de forma 100% gratuita. É uma oportunidade de ouro para adquirir conhecimento e dar um salto na carreira.

Para mais dicas de marketing odontológico e outros assuntos do mundo da odontologia, acompanhe as redes sociais da Editora Napoleão.

*Publieditorial 

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