A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Departamento de Prevenção da APCD ministra palestra aos colaboradores do NAIS sobre higiene bucal de pessoas com necessidades especiais - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Departamento de Prevenção da APCD ministra palestra aos colaboradores do NAIS sobre higiene bucal de pessoas com necessidades especiais

Orientações específicas sobre saúde bucal foram passadas aos participantes

No dia 17 de fevereiro, o Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD recebeu os colaboradores da área de assistência social e da área da educação do Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) - Recanto Nossa Senhora de Lourdes interessados em orientações sobre saúde bucal para pacientes com necessidades especiais. “Elaboramos uma atividade para orientar esse grupo sobre como fazer a higienização bucal das pessoas com necessidades especiais que eles atendem. Esclareceremos o que é normal na cavidade bucal e o que pode ser percebido em todos os indivíduos, depois o que é patológico e a especificidade de pessoas com deficiência (especialmente de indivíduos com síndrome de Down, que é a maioria do público atendido pelo NAIS). Também passamos informações sobre como ajudar a fazer uma escovação correta: melhor tipo de escova, forma de pega da escova, quantidade de creme dental e até o tipo de alimentação adequada para esse público, evitando alguns problemas bucais. Futuramente, eles mesmos podem passar essas informações aos pais e cuidadores dos atendidos no NAIS, ou mesmo, nos convidar para realizar essa atividade educativa para eles”, explica o Cirurgião-Dentista, José Miguel Tomazevic.

Durante a abertura da palestra, a diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD, Helenice Biancalana, destacou que cada profissional, em sua área específica, tem o seu conhecimento técnico e clínico que envolve o cuidado com os pacientes especiais, mas às vezes a área da saúde bucal, pode ficar um pouco alheia ao contexto da saúde geral. “Por isso, o objetivo desse encontro com a presença dos cuidadores e coordenadores do grupo, do Cirurgião-Dentista, José Miguel Tomazevic e da assistente social, Valéria Teixeira, do Departamento de Prevenção da APCD, é mostrar aos presentes o quão importante é cuidar da própria saúde bucal para que possam ajudar a melhorar e controlar a saúde bucal do outro. Algumas informações importantes foram ministradas quanto aos cuidados para manutenção da saúde bucal, e neste momento especificamente, com pacientes especiais com a atuação do Cirurgião-Dentista neste grupo multiprofissional”.

Sobre o NAIS – O núcleo oferece serviços de ensino e reabilitação para pessoas com deficiência, desenvolvidos no âmbito da assistência social dentro de organizações não governamentais, mas que recebem respaldo da prefeitura de São Paulo.

Veja também

Clube de benefícios
+

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Liberte suas paixões sem gastar uma fortuna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Desconto especial para Associados

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.