A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Alzheimer: pesquisa vincula riscos de transtornos vasculares com a doença - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Alzheimer: pesquisa vincula riscos de transtornos vasculares com a doença

Obesidade, pressão alta, diabetes e colesterol alto estão associados à doença

De acordo com um estudo publicado no "Journal of the American Medical Association", fatores de risco vascular, como obesidade, pressão arterial alta, diabetes, colesterol alto e tabagismo, estão associados a altos níveis de uma proteína vinculada à doença de Alzheimer.

A pesquisa, realizada por um grupo de especialistas da escola de medicina da Universidade John Hopkins, recompila informação de 346 pessoas que não tinham a doença, mas que tinham algum dos fatores de risco para transtornos vasculares. "Uma forte evidência respalda a teoria que os fatores de risco vascular têm um papel no desenvolvimento e na etiologia da doença de Alzheimer", sustentam os autores do estudo, liderados pela pesquisadora Rebecca Gottesman.

"A maioria destes riscos, incluindo hipertensão, diabetes, tabagismo e colesterol alto, estiveram associados com o risco de demência em geral e com a doença de Alzheimer em particular", acrescenta o texto.

Gottesman e sua equipe examinaram os dados de 346 indivíduos que, entre 1987 e 1989, continuaram submetidos aos fatores de risco vascular e, no período 2011-2013, participaram em um estudo com imagens que permitiu identificar a presença da proteína amiloide no cérebro, um biomarcador vinculado ao Alzheimer.

A disponibilidade destas imagens permitiu estudar os indivíduos antes que desenvolvessem algum tipo de demência e, dessa maneira, considerar o papel que tiveram os transtornos vasculares e a proteína. "Um alto número de fatores de risco vascular na meia idade, mas não na velhice, esteve associado com uma elevada proteína amiloide no cérebro", concluíram os investigadores em seu estudo.

O texto detalha que "31% dos indivíduos com zero fatores de risco vascular de meia idade tinha amiloide elevada ao chegar a uma idade avançada, em contraste com 61% dos indivíduos com pelo menos dois fatores de risco vascular de meia idade que tinham amiloide elevada na velhice".

Para os autores, estes resultados "são consequentes" com a ideia de que os transtornos vasculares têm um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

 Fonte: Terra

Veja também

Clube de benefícios
+

Muita diversão em condições especiais!

Até 30% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.