A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo aponta que pessoas acima e abaixo do peso são mais propensos a sofrer de enxaqueca - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo aponta que pessoas acima e abaixo do peso são mais propensos a sofrer de enxaqueca

Segundo a pesquisa, o risco é maior entre jovens e mulheres

De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkings (EUA), pessoas que estão abaixo do peso e obesos são mais propensos a sofrer de enxaqueca.

Os pesquisadores analisaram 12 estudos sobre índice de massa corporal (IMC) e enxaqueca, envolvendo quase 300 mil pessoas. Os resultados foram compilados e em seguida ajustados de acordo com a idade e o sexo de cada pessoa. Descobriu-se, então, que os obesos são 27% mais propensos a ter enxaqueca do que pessoas de peso normal.

A probabilidade de registro de enxaqueca é 13% maior entre pessoas abaixo do peso, em relação àquelas que tem peso normal. No estudo, a obesidade foi definida como um IMC de 30 ou mais, enquanto o baixo peso era de 18,5 ou menos. “É fundamental que os médicos saibam como a obesidade e o baixo peso são potenciais fatores de risco para a enxaqueca”, afirmou Lee Peterlin, autora do estudo, publicado na revista "Neurology".

Segundo Peterlin, a relação entre a obesidade e a enxaqueca é tão danosa quanto a vista entre enxaqueca e transtornos bipolares ou cardiopatia isquêmica, caracterizada por uma dor recorrente no peito e desconforto quando parte do coração não recebe quantidade suficiente de sangue.

De acordo com Peterlin, a idade e o sexo são importantes variáveis no relacionamento entre o IMC e a enxaqueca. “O risco de obesidade e a ocorrência de enxaqueca são mais comuns entre mulheres e em pessoas mais jovens. Não está claro como a composição corporal pode afetar a enxaqueca. O tecido adiposo secreta uma ampla gama de moléculas que poderiam desempenhar um papel no desenvolvimento de enxaqueca”, alertou.

Peterlin acrescenta que outros fatores, como mudanças na atividade física, medicamentos e condições como depressão aumentem o risco de enxaqueca.

Fonte: O Globo

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.