A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Pesquisa indica que lipídeos são potenciais biomarcadores de transtorno bipolar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Pesquisa indica que lipídeos são potenciais biomarcadores de transtorno bipolar

Pesquisa desenvolvida na Unicamp indica que lipídeos são potenciais biomarcadores de transtorno bipolar. A partir da análise de amostras de soro sanguíneo, o químico Henrique Caracho Ribeiro identificou alterações comuns aos pacientes com transtorno bipolar e que os distinguiram do grupo controle em uma classe de lipídios denominada glicerofosfolipídeos. “Essa diferenciação pode ser importante no desenvolvimento de testes diagnósticos e novos tratamentos”, afirma a professora Alessandra Sussulini, orientadora da pesquisa. O trabalho deu origem à dissertação de mestrado “Avaliação do perfil lipídico em amostras de soro sanguíneo de portadores do transtorno bipolar usando cromatografia líquida e espectrometria de massas”, defendida no Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

Conforme explica Sussulini, a doença é conhecida por seus sintomas clínicos, pelas alterações de humor que o paciente apresenta, e não há um teste bioquímico que possa confirmar o diagnóstico. O estudo das alterações no metabolismo dos pacientes possibilita um melhor entendimento de como a doença age no organismo. “Não é uma tarefa fácil porque não é só uma molécula que está alterada em decorrência da doença. Temos que olhar para o metabolismo com um todo e localizar algumas pistas que identifiquem quais estão sendo realmente afetadas. Futuramente, essas informações podem ser usadas para confirmar um diagnóstico e para orientar o desenvolvimento de medicamentos indicando em qual rota metabólica os fármacos devem atuar para estabilizar o paciente”, explica.

Os lipídios são moléculas-chave no metabolismo. Eles são partes constituintes da membrana celular responsáveis por várias funções biológicas, como reserva de energia, isolamento elétrico e térmico. Eles foram localizados como potenciais biomarcadores do transtorno bipolar na pesquisa de doutorado da professora, concluída em 2010 também no IQ. “Eu analisei a metabolômica geral, procurando o que poderia estar alterado em decorrência da doença, e os lipídios foram os metabólitos que mostraram a diferença mais importante”, conta. Na pesquisa de Ribeiro foram usadas técnicas mais sofisticadas e sensíveis para identificar, mais especificamente, quais lipídios estavam alterados. “Os lipídios têm pelo menos oito classes. Precisávamos saber quais delas estavam contribuindo mais para a diferenciação entre o paciente bipolar e a pessoa saudável”, explica o pesquisador.

Foram analisados os materiais biológicos (soro sanguíneo) de 35 indivíduos sendo 14 bipolares e os demais o grupo controle. A técnica utilizada foi a espectrometria de massas acoplada à cromatografia líquida. Os dados obtidos passaram por uma análise estatística multivariada, que determinou quais lipídios apresentavam modificações que contribuíam para a diferenciação entre os dois grupos, bipolar e controle. As análises foram realizadas em parceria com o professor Marcos Eberlin, no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas.

Fonte: Unicamp

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos em todos produtos do site!

Descontos especiais

Saiba mais

Aqui você encontra as melhores marcas!

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos exclusivos em todo o site da Puket!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.