A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Implantodontia: a especialidade que veio para ficar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Implantodontia: a especialidade que veio para ficar

O mais avançado sistema de prótese fixa da história reabilitadora da Odontologia tem sido aperfeiçoado constantemente

As primeiras referências sobre implantes dentários datam de 3.216 a.C.; há também relatos de reimplantes feitos pelo “pai da medicina”, Hipócrates (460-355 a.C.) e entre os povos etruscos no século III a.C. Além disso, sabe-se que as primeiras tentativas de implantar dentes nas dinastias egípcias e nas pré-colombianas (maias, astecas, incas) - a.C. até 1.000 d.C. – foram com materiais como pedras preciosas, conchas e dentes de animais ou dentes esculpidos em marfim. Desde então, na busca de substitutos dentais vários materiais foram testados (alumínio, prata, latão, cobre, magnésio, ouro, aço, níquel); porém, diversos desses materiais não obtiveram sucesso clínico.

Foi somente em 1969, após 15 anos de investigação clínica e científica, que o sueco, professor Per Ingvar Bränemark publicou diversos estudos sobre a aplicação de implantes osseointegrados. “Em 1977, foi desenvolvido o protocolo de Bränemark composto por 5 ou 6 implantes instalados comprovadamente osseointegrados e funcionais por um longo período de tempo. A técnica tem sido aperfeiçoada nos últimos 40 anos por profissionais  que criaram o mais avançado sistema de prótese fixa da história reabilitadora da Odontologia”, enaltece, Rafael Sihle Cunha, que é especialista em Implantodontia.

Mas foi somente em 1982, que as pesquisas com a aplicação de implantes osseointegrados em Odontologia foram divulgadas mundo a fora. “Foi durante a conferência de Toronto que, pela primeira vez, apresentou-se à comunidade científica internacional o conjunto de estudos aplicados nas áreas de ciência básica, cirúrgica, biomateriais e prótese, que levaram os pesquisadores suecos liderados por Bränemark a criar o termo osseointegração”, conta o presidente da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS), Sérgio Jayme que é um dos pioneiros na Implantodontia, doutor em Reabilitação Oral, mestre em Implantodontia Oral, especialista em Prótese Dentária e pós-graduado em Periodontia.

No Brasil, contudo, a era da osseointegração começou apenas em 1987 quando o Cirurgião-Dentista Júlio Cézar Sá Ferreira usou a técnica de Bränemark pela primeira vez no país.

O reconhecimento da Implantodontia como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) ocorreu logo em seguida, em 1990. A Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO nº 63/2005) define Implantodontia como a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

“No início do usa das técnicas, as próteses eram mais preocupadas com a osseointegração dos implantes do que com a estética. Mais tarde e com a crescente crença de que este tipo de implante osseointegrável realmente funcionava e tinha sucesso em longo prazo (permitiu que implantes ficassem em função por mais de 25 anos), as pesquisas e os implantodontistas, começaram a exigir das empresas novos componentes protéticos para que se indicasse implantes unitários, agora para pacientes mais jovens que perdiam um ou dois dentes. Hoje, o Brasil está muito adiantado em pesquisas e o mercado brasileiro se destaca no cenário mundial. O mesmo aconteceu com os implantodontias brasileiros”, acrescenta o membro da Câmara Técnica de Implantodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), especialista e mestre em Implantodontia, Mauricio Querido.

As áreas de competência para atuação do especialista em Implantodontia, conforme as normas do CFO incluem: a) diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares; b) diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários; c) técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executadas sobre os implantes; d) técnicas cirúrgicas específicas ou afins nas colocações de implantes; e) manutenção e controle dos implantes; e, f) realização de enxertos ósseos e gengivais e de implantes dentários no complexo maxilo-facial.

“Como durante bons anos não existia no Brasil a área de Implantodontia, profissionais de outras especialidades como Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Prótese eram quem faziam as cirurgias e/ou as próteses sobre os implantes. Com isto, durante estes anos, a Implantodontia agregou novas visões fazendo com que hoje seja uma especialidade em que os profissionais trabalham na reconstrução do processo alveolar, cuidam da parte gengival que tem diretamente ligação com a estética, atuam em pesquisa de novas técnicas, novos materiais e, principalmente, no desenvolvimento de novos componentes e novos implantes para que estes venham agregar maior qualidade e segurança para o tratamento com esta técnica”, relata Maurício.

Principais contribuições recentes na área

Segundo o presidente da ABROSS, a Implantodontia é uma especialidade que veio para ficar, e é indiscutível sua contribuição na Periodontia, Cirurgia e Prótese. Com os implantes poupamos os dentes naturais de sofrerem desgastes e preparos com brocas para confecções de próteses fixas. “Os implantes são feitos de materiais biocompatíveis, o mais usado é o titânio e na última década começou a ser fabricados também em zircônia, que são indicados para área estética”, aponta Sérgio Jayme.

A evolução tecnológica tem ajudado muito nos tratamentos. “Componentes estéticos, conexões cônicas, superfícies tratadas dos implantes, planejamento virtual e fotográfico, planejamento reverso e meios de reabilitação com tecnologia CAD/CAM são requisitos que o implantodontista precisa conhecer aplicar e atualizar sempre visando atingir e proporcionar ao seu paciente a excelência no tratamento reabilitador”, destaca Rafael.

O membro da Câmara Técnica de Implantodontia do CROSP concorda: “hoje é possível prever uma cirurgia de implante antes mesmo de iniciar a cirurgia. Com a qualidade dos exames de imagem tomográfica, softwares que auxiliam no planejamento localizando a melhor posição tridimensional (altura, posição e angulação) para colocação do implante; isto tudo permite que uma cirurgia de implante seja feita sem um corte e o melhor, permitindo que o nosso paciente saia da clínica com a prótese já instalada, podendo mastigar, sem dor, grandes sangramentos e edemas. Graças a tecnologia a evolução nesta área foi muito importante nesta última década e meia”, afirma Maurício.

Desafios e próximos passos em relação à especialidade

Para Sergio Jayme, os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação à estética e a ativação imediata desses implantes reduzindo o tempo de tratamento. “Assim, a evolução dos biomateriais, fatores de crescimento ósseo e os tratamentos de superfícies de última geração são os próximos passos da especialidade garantindo tratamentos estéticos, funcionais com muita previsibilidade e um menor tempo de tratamento”, considera.

Maurício, por sua vez, afirma que os próximos desafios já vêm sendo buscado a um bom tempo. “Que é restabelecer o processo alveolar, sua estrutura, sem grandes enxertias ósseas que levem o paciente a grandes tempos de espera para dar continuidade ao seu tratamento, com menor morbidade. Novos biomateriais, substitutos ósseos vem sendo pesquisados para serem utilizados no lugar dos enxertos autógenos. O osso autógeno é considerado o “gold standard” pela literatura internacional. A busca por um substituto a este osso autógeno é o grande desafio da especialidade no momento. E para isto, muitas pesquisas, muitos investimentos ainda serão necessários para que consigamos chegar lá”.

Por fim, Rafael Sihle Cunha acredita que estamos em um momento onde a osseointegração esta mais do que consolidada em relação a sua eficácia junto a reabilitação cerâmica que chega muitas vezes  a perfeição. “Porém, acredito que os desafios daqui para frente envolvam além do controle e manutenção da saúde peri-implantar, a harmonia estética ao redor dos implantes reabilitados proteticamente, como por exemplo, a estética vermelha (contorno e volume gengival) alcançando assim um resultado de excelência na arquitetura do sorriso”.

Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos em todo o site da Puket!

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.