A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Câmara de Santos aprova projeto que institui a Odontologia hospitalar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Câmara de Santos aprova projeto que institui a Odontologia hospitalar

De autoria do vereador Braz Antunes, o PL será encaminhado para sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa

A Câmara de Santos aprovou no dia 20 de agosto, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 192/2017 que estabelece a obrigatoriedade da prestação de Assistência Odontológica a pacientes internados em hospitais públicos e privados da cidade. De autoria do vereador Braz Antunes, o projeto deverá ser sancionado pelo prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, para se tornar Lei.

Estudos – e mesmo a prática hospitalar – revelam que a presença do Cirurgião-Dentista na equipe de atendimento ao paciente internado contribui para a redução do risco de infecção, do tempo de internação e da quantidade de prescrição de medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida de quem está acamado. “Os gestores precisam entender que é investimento, e não gasto”, defende Braz.

Segundo o parlamentar, que é Cirurgião-Dentista, após 48 horas numa UTI, a pessoa sofre a ameaça de micro-organismos que podem gerar pneumonia nosocomial e outras doenças, agravando um quadro que já inspira cuidados. Esse tipo de pneumonia (assim como outras infecções) é provocado principalmente por bactérias colonizadoras e oportunistas da cavidade bucal. “Além do mais, há correlação direta entre as condições bucais e danos à válvula cardíaca, tanto que a endocardite bacteriana é responsável por um grande número de vítimas fatais. Em hospitais onde há a presença de Cirurgiões-Dentistas, no entanto, o número de óbitos por infecção é muito baixo”.

Em 2011, o jogador de basquete Laurence Scott Young morreu, aos 30 anos, vítima de uma endocardite bacteriana. Young atuava no time do Internacional/Santos na época. O fato motivou a Lei nº 2872, de 26 de novembro de 2012, que inclui, entre as obrigações dos atletas adotados no Município, a apresentação anual de declaração oficial a respeito da saúde bucal, devidamente atestada.

“Diversas doenças que acometem os dentes e as gengivas propiciam o surgimento de infecções bacterianas digestivas e respiratórias. Se essas bactérias chegarem à corrente sanguínea, há risco até de ocorrer infecção generalizada (sepse)”, reforça Braz.

A presença do Cirurgião-Dentista e equipe auxiliar no hospital também colabora com a redução do tempo de internação. São de 7 a 13 dias a menos. Hospitais de renome, como o Instituto do Coração (Incor), contam com Cirurgiões-Dentistas permanentemente, não só nas UTIs como no trabalho de assistência a pacientes. Outro exemplo é o Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília, que, com a medida, alcançou e mantém índice zero de pneumonia associada à ventilação mecânica em sua UTI. “O modelo é tão bem-sucedido que está sendo reproduzido por outras unidades. E Santos também pode servir de exemplo não só para as demais cidades da Baixada Santista, como para todo o estado e mesmo para o país”.

Veja também

Clube de benefícios
+

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Câmeras e assessórios com descontos.

Até 20% de desconto

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.