A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

APCD participa de encontro com secretário estadual de saúde de São Paulo - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

APCD participa de encontro com secretário estadual de saúde de São Paulo

Presidente da APCD e membro do ComSaude, Wilson Chediek, esteve no evento promovido na Fiesp. José Henrique Germann falou sobre a saúde da população paulista, inclusive a bucal

No dia 15 de maio, o ComSaude (Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia) da Fiesp promoveu o encontro com o secretário estadual de saúde de São Paulo, José Henrique Germann, que apresentou a estrutura da pasta, os avanços nos 100 dias de gestão e os desafios do governo para oferecer um modelo de atendimento à saúde mais eficiente e com ferramentas de inovação tecnológica.

José Henrique Germann afirmou que “100 dias é o tempo que precisava para entender o tamanho da secretaria e realizar algumas urgências necessárias. As atividades mais estruturantes começam agora”. Falando sobre o desequilíbrio sistêmico, o secretário relata que a estimativa do custo total da saúde no Brasil por ano gira em torno de R$ 590,2 bilhões.

Segundo Germann, a rede própria da secretaria estadual de São Paulo realiza 895 mil internações anuais, 37% do total do SUS no estado. Dessas internações, 332 mil são cirúrgicas. “Do ponto de vista do atendimento, a secretaria estadual de São Paulo representa, ao todo, 43% do SUS”, comenta José Henrique Germann.

E acrescenta que “falta é uniformidade e harmonia entre todos os serviços. Uniformidade de qualidade e de atenção. Se não conseguirmos isso, não atingiremos nossos objetivos”.

Wilson Chediek, presidente da APCD e membro do ComSaude, participou da mesa de debates junto a outros líderes do setor. Na ocasião, agradeceu o empenho da secretaria na luta contra o câncer bucal, que mata 5.000 brasileiros a cada ano, segundo dados do Inca, e a importância da  se conscientizar sobre a prevenção; e questionou o que esperar do Estado nesse segmento. Em resposta, Germann reforçou que tratará a saúde bucal como tem tratado a saúde mental, dentro de um mesmo rol de preocupações.

Na ocasião, Wilson Chediek e Lucia Portes, membro do Grupo de Trabalho do CROSP, enfatizaram para o secretário a importância de aprovar o PLC 34/18 (que integra a classe odontológica à legislação que trata da carreira dos médicos). A APCD e o CROSP seguem nas tratativas com o secretário e com o governo para aprovação do projeto, ou para que se crie outro PL que beneficie os Cirurgiões-Dentistas servidores públicos do Estado de São Paulo, com urgência.

E ao ser questionado por Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Abimo, se é possível fazer mais com a verba atual da saúde, Germann respondeu: “não acredito que os problemas que temos são decorrentes de maior ou menor verba, mas sim de gestão, estruturação e desconhecimento”.

Informações: Fiesp

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.