A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Cirurgiões-Dentistas devem tomar vacina contra o sarampo - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Cirurgiões-Dentistas devem tomar vacina contra o sarampo

Ministério da Saúde orienta a vacinação de todos os profissionais de saúde, mesmo se já são ou não vacinados

Considerado erradicado no Brasil desde 2016, o número de casos confirmados de sarampo subiu para 633 no Estado de São Paulo, segundo novo balanço divulgado em 30 de julho, pela Secretaria Estadual de Saúde. O último levantamento divulgado no dia 19 de julho apontava 484 casos, o que representa crescimento de 30% em 11 dias.

Por causa dessa explosão no número de casos nos últimos meses, uma campanha especial de vacinação na capital e em outras 14 cidades da Grande São Paulo busca imunizar 4,4 milhões de pessoas.

De acordo com informações da SES, o surto na capital paulista teve origem em hospitais privados. “São pessoas que têm planos de saúde e que viajaram para o exterior ou outras regiões do país e voltaram infectadas. Como o sarampo é uma doença que estava praticamente erradicada, os serviços de emergência dos hospitais não adotaram as medidas de prevenção e os cuidados necessários no cuidado a esses pacientes. Tivemos, inclusive, profissionais de saúde contaminados”, afirma o vice-presidente do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Ferrari Neto.

Para evitar uma possível epidemia, o Ministério e a SES orientam a vacinação de todos os profissionais de saúde, mesmo se já são ou não vacinados. A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) encaminhou um comunicado alertando que todos os colaboradores de hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, empresas de home care, consultórios odontológicos e demais estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo precisam ser vacinados com urgência. 
O presidente da APCD, Wilson Chediek, alerta que todos os Cirurgiões-Dentistas devem se imunizar, e isso também vale para a equipe que compõe o consultório odontológico (ASB, TSB, recepcionista, secretária etc.). A medida é importante para evitar o avanço da doença entre a população. ”
Os profissionais de saúde devem tomar a vacina do sarampo em duas doses, com intervalo de 30 dias, independentemente da idade. 
Chediek também ressalta que Cirurgiões-Dentistas precisam estar atentos aos sintomas e ao diagnóstico do sarampo”. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
Casos suspeitos devem ser isolados e comunicados imediatamente às secretarias municipais de saúde e vigilância sanitária local.

 
Fonte: FHOESP

Veja também

Clube de benefícios
+

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Seu pet merece o melhor!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.