A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Importância do fio dental na saúde bucal - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Importância do fio dental na saúde bucal

Recentemente, a eficácia do uso de fio dental foi colocada em evidência nas mídias de comunicação.

Recentemente, a eficácia do uso de fio dental foi colocada em evidência nas mídias de comunicação.

A literatura especializada já há algum tempo (2008) avaliou e concluiu que o
profissional é quem deve determinar a necessidade do seu uso, avaliando individualmente o paciente com problemas gengivais e se a higiene realizada de forma adequada com o fio dental é uma meta alcançável. À luz dos resultados desta revisão sistemática e metanálise, conclui-se que uma instrução de rotina para usar fio dental não é suportada por evidências científicas. Outros estudos mais recentes (2015) parecem demonstrar os mesmos resultados.

Sendo assim, realmente há poucas evidências de que o uso de fio dental é eficaz. No entanto, seriam estas evidências suficientes para que passemos a banir o fio dental das rotinas de higiene dental? A resposta é certamente não!

Pesquisas realmente comprobatórias da eficácia do uso de fio dental deveriam ser longitudinais e de longa duração. Não é preciso detalhar a dificuldade de realização de tais estudos. Além disso, nenhum comitê de ética sério autorizaria estudos para grupos sem uso de fio dental que exporia o pacientes ao risco de desenvolvimento da doença, sem mencionar os custos e logísticas complexas para este tipo de avaliação.

Por isso, o padrão e protocolo de higiene é a manutenção do uso de fio dental, mesmo com baixo nível de evidência científica. A recente publicação do “Dietary Guidelines for Americans” não cita procedimentos em saúde bucal, nem mesmo escovação. Menciona que os açúcares estão associados à cárie em adultos e crianças. Trata-se de um guia de dieta e não de orientação de higiene bucal. Desta maneira, não podemos concluir que a higiene e o uso de fio dental estão banidos.

Devemos citar ainda, que a American Dental Association (Associação Dental Americana) mantém a recomendação de utilização do uso de fio dental juntamente com a escovação com dentifrício fluoretado e visitas regulares ao Cirurgião-Dentista.

Concluindo: com base nas evidências e práticas clínicas de promoção de saúde para crianças e adolescentes a estamos alinhados com a recomendação da maioria das entidades nacionais e internacionais e mantém a recomendação do uso de fio dental associado à escovação dos dentes com dentifrício fluoretado (1.000 ppmF no mínimo) e visitas regulares ao Cirurgião-Dentista.

Discussões como esta são sempre positivas e nos criam a oportunidade de melhor esclarecer e divulgar as boas práticas de higiene bucal e promoção de saúde oral para nossas crianças e adolescentes.

Fonte: Silvia Chedid – Colaboradora da APCD

REFERÊNCIAS

  1. Berchier CE1Slot DEHaps SVan der Weijden GA. The efficacy of dental floss in addition to a toothbrush on plaque and parameters of gingival inflammation: a systematic review. Int J Dent Hyg. 2008 Nov;6(4):265-79. doi: 10.1111/j.1601-5037.2008.00336.x.
  2. Sälzer S1Slot DEVan der Weijden FADörfer CE Efficacy of inter-dental mechanical plaque control in managing gingivitis--a meta-review. J Clin Periodontol. 2015 Apr;42 Suppl 16:S92-105. doi: 10.1111/jcpe.12363.
  3. www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/08/1798695-fio-dental-pode-nao-ser-tao-eficaz-quanto-se-pensava-dizem-estudos.shtml ou as ferramentas oferecidas na página.
  4. health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/
  5. www.ada.org/en/press-room/news-releases/2016-archive/august/statement-from-the-american-dental-association-about-interdental-cleaners?source=PromoSpots&medium=ADAHomeRotator&content=Flossing

Veja também

Clube de benefícios
+

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.