A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at E:\inetpub\portalapcd2016\system\core\Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Portal APCD - Modismos podem comprometer saúde bucal das crianças, alerta especialista da APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Modismos podem comprometer saúde bucal das crianças, alerta especialista da APCD

Vez ou outra aparecem na mídia fórmulas caseiras que caem nas graças de determinada fatia da população, mas que não se sustentam no longo prazo.

Vez ou outra aparecem na mídia fórmulas caseiras que caem nas graças de determinada fatia da população, mas que não se sustentam no longo prazo. Com relação à saúde bucal, tiveram seus momentos de fama o bicarbonato de sódio, a cúrcuma e, mais recentemente, a argila. De acordo com a odontopediatra Helenice Biancalana, diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), a divulgação dessas soluções pseudomilagrosas mais atrapalha do que ajuda – e ainda pode colocar em risco a saúde bucal das pessoas, principalmente das crianças. “Mais de 90% dos problemas bucais poderiam ser evitados se as crianças fossem acostumadas, desde cedo, a usar escova e pasta de dente com regularidade. Fazer uso desses modismos – sendo que a maioria não tem respaldo de estudos científicos – pode inclusive desgastar o esmalte, enfraquecer o dente e aumentar a sensibilidade a alimentos quentes e frios”.

Na opinião da especialista, assim que nasce o primeiro dente é recomendável acostumar a criança com sua escovinha de dentes. “Ela deve ter cabeça pequena, cerdas ultramacias e arredondadas. Já o creme dental deve ser fluoretado, com no mínimo 1.100 ppm de flúor. A quantidade ideal de creme na escova corresponde ao volume de um grão de arroz cru. Ou seja, a quantidade utilizada é pequena, porque a criança ainda não sabe cuspir e não deve engolir a pasta. Nessa proporção, mesmo que fique um pouco na boca não irá trazer nenhum prejuízo aos dentes em formação. Depois dos sete ou oito anos, o creme dental pode ser colocado no sentido transversal da escova, nunca do comprimento – o que seria um exagero e um desperdício”.

Helenice recomenda que até a criança completar três anos, os pais tenham total responsabilidade por seus hábitos de escovação. Aos poucos, devem ir deixando a criança à vontade para adquirir iniciativa e independência – contando sempre com a supervisão dos adultos até que ela realmente dê conta de praticar esse hábito de forma adequada. Isso geralmente ocorre por volta dos sete anos.

“Fazer uso de produtos naturais é fundamental, mas não na higienização bucal. Por outro lado, os pais contribuem para que seus filhos tenham dentes mais fortes se desde cedo os acostumarem a ingerir bastante água, frutas, legumes e verduras – sem se esquecer de controlar a ingestão de açúcar, este sim um grande vilão dos dentes. Neste sentido, também os carboidratos encontrados em salgadinhos e bolachas devem ser consumidos com parcimônia, já que eles se transformam em ácidos e também contribuem para o enfraquecimento dos dentes e o surgimento de cárie. Também não podemos prescindir do cálcio, que normalmente é encontrado nos derivados do leite. Mas isso não quer dizer que crianças com intolerância à lactose terão dentes mais fracos. Afinal, o cálcio também pode ser encontrado nos vegetais de cor verde-escuro (couve, brócolis, espinafre) e também em alimentos como linhaça, aveia e chia. Além da escovação diária, um prato colorido pode conter tudo o que é necessário para uma dentição saudável”, ensina a especialista.

Fonte: Dra. Helenice Biancalana, especialista em Odontopediatria, diretora do Departamento de Prevenção da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. www.apcd.org.br

Veja também

Clube de benefícios
+

Oferece um catálogo completo de livros!

Descontos especiais

Saiba mais

Marcas inovadoras e tecnológicas.

10% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil.

Descontos especiais

Saiba mais

5% de desconto

Saiba mais