A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Nova pesquisa pode revolucionar tratamento de canal - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Nova pesquisa pode revolucionar tratamento de canal

Fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia efetiva para regenerar completamente as funções do dente

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde Oregon (OHSU) desenvolveram um processo revolucionário que permite construir vasos sanguíneos novos nos dentes usando construção de tecido dentário pré-vascularizado.

A técnica permite antecipar o tratamento, e há obtenção eficaz e resultados mais duradouros no tratamento de canal. “Este processo elimina o suprimento de sangue e nervo do dente, tornando-o inerte e anulando qualquer resposta biológica ou mecanismo de defesa. Sem essa funcionalidade, o dente adulto pode ser perdido mais cedo, o que pode resultar em maiores problemas, como a necessidade de dentaduras ou implantes dentários”, explicou o principal investigador e professor assistente Dr. Luiz E. Bertassoni, da Faculdade de Odontologia da OHSU.

Nova Técnica
Processo inspirado em impressão 3-D para criar vasos sanguíneos no laboratório, a nova técnica envolve posicionar um molde de fibra feito de moléculas de açúcar no canal e injetar um material parecido com gel (similar à proteínas encontradas no corpo) preenchido com células da polpa dentária. “Este resultado prova que a fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia efetiva para regenerar completamente as funções do dente”, disse Bertassoni. “Nós acreditamos que esta descoberta pode mudar o modo de como os tratamentos de canais serão feitos no futuro”.

O estudo, intitulado A novel strategy to engineer pre-vascularized full-length dental pulp-like tissue constructs, foi publicado on-line em 12 de junho na revista Scientific Reports. Foi financiado pelo instituto “National Institute of Dental and Craniofacial Research of the National Institutes of Health” e pela fundação “OHSU Medical Research Foundation”.

Fonte: Dental Tribume

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos em todos produtos do site!

Descontos especiais

Saiba mais

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.