A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Pesquisa diz que vírus da zika pode ajudar a tratar câncer no cérebro - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Pesquisa diz que vírus da zika pode ajudar a tratar câncer no cérebro

Estudo sugere que um futuro tratamento direcionado usando o vírus deveria ser complementado com os tratamentos tradicionais, como a quimioterapia e a radioterapia

Cientistas podem ter encontrado um uso positivo para a zika. Enquanto o vírus pode causar danos devastadores aos fetos em desenvolvimento durante a gravidez, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Washington e da Universidade da Califórnia acreditam que ele também pode ser usado para tratar glioblastoma, um tumor maligno que afeta o cérebro.

O vírus da zika é conhecido por infectar e matar as células do cérebro dos fetos, causando microcefalia e outras malformações. O que os especialistas acreditam é que esse mecanismo pode ser direcionado para os tumores. O zika poderia aumentar as chances de sobrevivência de pacientes com câncer no cérebro - que mata, muitas vezes, um ano após o diagnóstico. "Nós mostramos que o vírus da zika pode matar as células do glioblastoma que têm tendência a resistir aos tratamentos atuais e que levam à morte", disse Michael S. Diamond, professor na Faculdade de Medicina na Universidade de Washington e autor da pesquisa.

Apenas nos Estados Unidos, cerca de 120 mil pacientes são diagnosticados com o glioblastoma, que também é a forma mais comum de câncer no cérebro. No Brasil, são 120 mil casos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os testes

Os cientistas testaram se o vírus de fato poderia matar as células-tronco em tumores removidos dos pacientes com o diagnóstico do câncer maligno. Eles infectaram os cancros com duas cepas do zika: as duas se espalharam pelas células causadoras da doença, evitando em grande parte o crescimento do tumor.

A pesquisa sugere, no entanto, que um futuro tratamento direcionado usando o zika deveria ser complementado com os tratamentos tradicionais, como a quimioterapia e a radioterapia. Isso é necessário porque o vírus ataca as células-tronco cancerígenas, mas ignora a maior parte do tumor. "Vemos que o zika um dia será usado junto com terapias atuais para erradicar todo o câncer", disse Milan G. Chheda, coautor do artigo e também professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington.

O grupo também realizou testes em camundongos para ver a reação em animais vivos. Eles injetaram o vírus diretamente nos tumores de 18 roedores. Outros 15 receberam como placebo a inserção de água salgada. O câncer diminuiu "significantemente", de acordo com o estudo, duas semanas após a injeção do vírus.

Fonte: G1 – Bem Estar

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Cestas e Kits com descontos exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.