A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Síndrome de burnout e saúde bucal - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Síndrome de burnout e saúde bucal

Síndrome de burnout, ou “esgotamento profissional”, é um risco para qualquer pessoa. Principalmente em tempos de pandemia, que por si só somam inúmeras preocupações potenciais para aumentar o estresse a níveis altos, trazendo problemas de saúde e debilitando a imunidade. Mas você sabia que esse quadro também pode impactar negativamente na saúde bucal? Por isso, é preciso ficar atento e se prevenir.

Drauzio Varella explica que a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse, provocado por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais, por exemplo, estão entre as classes mais atingidas, de acordo com a publicação. Profissionais da área de saúde, incluindo Odontologia, também correm riscos de desenvolver essa síndrome – o que, inclusive, já se tornou objeto de pesquisas e teses acadêmicas.

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. O Ministério ressalta que essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Todos correm riscos

Devido à pandemia, esse distúrbio pode surgir com ainda mais frequência mesmo para quem está trabalhando em casa, no modelo de home office. Afinal, as preocupações são muitas, incluindo assuntos de trabalho e de proteção à saúde física e mental, de si próprio e dos familiares.

Os pacientes de Cirurgiões-Dentistas também correm riscos de chegarem a um cenário de síndrome de burnout, afinal muitos são trabalhadores, que também estão vulneráveis aos quadros de esgotamento profissional.

O blog do Drauzio explica ainda que síndrome de burnout é um transtorno que está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Impacto na saúde bucal

Situações de estresse e casos como o da síndrome de burnout costumam levar as pessoas a buscarem hábitos negativos e prejudiciais à saúde, como o uso de cigarros e o consumo excessivo de álcool, café ou açúcar, entre outros.

Esses fatores podem contribuir para o surgimento de problemas bucais, como cárie, gengivite, doença periodontal e até mesmo disfunções da articulacão temporomandibular, que liga o maxilar ao crânio.

Outros problemas de saúde geral podem estar associados à síndrome, como dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais.

Tratamento à síndrome de burnout

O diagnóstico e o tratamento referente à síndrome de burnout devem ser feitos por um especialista. Psicólogo ou médico psiquiatra podem indicar as melhores soluções, incluindo terapias, medicamentos e técnicas de relaxamento.

Entretanto, algumas dicas podem ajudar a prevenir o surgimento desta síndrome e outros problemas relacionados ao estresse e ao esgotamento devido ao trabalho, como:

- Fazer atividades físicas regulares (claro que no que for possível agora no tempo da pandemia)
- Conversar com o seu gestor
- Ter momentos para si e para estar com quem ama
- Separar tempo adequado para descanso mental e físico
- Buscar equilíbrio entre trabalho e lazer
- Valorizar atitudes positivas para melhorar a autoestima

Fonte: Todos pela Odontologia

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.