A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central e pode levar a alterações na visão, no equilíbrio e na capacidade muscular. O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, reforça a importância do diagnóstico da doença que atinge principalmente pessoas entre 18 e 55 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla apresentam surtos ou ataques agudos, que podem ser controlados com o uso de medicamentos. Entre os sintomas mais comuns, estão a perda de visão (neurite óptica), a diminuição ou perda de movimentos dos membros (paresia), sensação de dormência ou formigamento (parestesia), disfunções da coordenação e do equilíbrio, inflamação da medula espinhal (mielite), além de mudanças cognitivas e comportamentais. Em alguns casos, a pessoa também apresenta alterações na fala e deglutição, fadiga e problemas no trato urinário e digestivo.

Em uma entrevista à CNN, o neurologista Tarso Adoni, coordenador do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, conta que a infecção pelo vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose, aliada à predisposição genética, pode ser um dos fatores de risco. “Esse vírus é um fator de risco, principalmente quando ele acomete os indivíduos na adolescência. É um vírus de transmissão oral, que causa a mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, relacionada à transmissão por saliva”, explica.

“Por uma coincidência genética infeliz, parte da estrutura do vírus é parecida com parte da estrutura da mielina daquela pessoa. O sistema imunológico, na tentativa de debelar o vírus, acaba atacando também a mielina do sistema nervoso central”, complementa. O neurologista explica que, como a doença depende de fatores como a predisposição genética, não há como preveni-la.

A esclerose múltipla não tem cura. No geral, o tratamento atua no sistema imunológico, com o intuito de reduzir a inflamação do sistema nervoso central. A medicação tem como objetivo promover a melhoria dos sintomas, reduzir a frequência e a gravidade das recorrências e diminuir o número de internações.

Fontes: Ministério da Saúde e CNN

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.