A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dia Mundial do Rim alerta para o combate contra a obesidade - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dia Mundial do Rim alerta para o combate contra a obesidade

Data é comemorada no dia 9 de março e terá como tema Doença Renal e Obesidade

O dia 9 de março é a data escolhida mundialmente para tratar de doenças do sistema renal. Neste ano, o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), será "Doença Renal e Obesidade - Estilo de vida saudável para rins saudáveis". A escolha não é por acaso: as doenças renais crônicas (DRCs) têm maior probabilidade de se desenvolver em pessoas obesas, em especial entre hipertensos e diabéticos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 esta condição acometerá 18% dos homens e mais de 21% das mulheres, e a obesidade grave atingirá 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo.

"Em indivíduos afetados pela obesidade, os rins são sobrecarregados, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. Este quadro pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver as DRCs a longo prazo", afirma a médica nefrologista e diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB), Maria Letícia Cascelli.

Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Tennessee (EUA), Universidade da Pennsylvania (EUA) e do Conselho Nacional de Pesquisa-Instituto de Fisiologia Clínica Epidemiologia Clínica e Fisiopatologia das Doenças Renais e Hipertensão (Itália) indica que a obesidade também é um potente fator de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica (DRC) e doença renal terminal (DRT). As pessoas com excesso de peso ou obesas têm 2 a 7 mais chances de desenvolver DRC em comparação com as de peso considerado saudável.

Apesar do cenário pessimista, a obesidade, bem como a DRC, podem ser evitadas com cuidados simples. "Educação e conscientização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, são de extrema importância na prevenção da obesidade e doença renal", avalia Evandro Reis, nefrologista e também diretor da CDRB. Segundo ele, a obesidade também colabora para quadros graves no sistema renal, como nefrolitíase e câncer de rim.

Órgãos essenciais

Os rins são essenciais para a nossa saúde e um dos órgãos mais importantes do corpo. Eles se livram do excesso de água e toxinas, regulam a pressão arterial, produzem glóbulos vermelhos e mantêm os ossos fortes. Quando os rins são danificados ou perdem alguma função ao longo do tempo, isso é conhecido como doença renal crônica (DRC).

Fatos sobre o Rim

- Os rins filtram cerca de 180 litros de sangue todos os dias;

- Doença renal crônica (DRC) é comum e pode afetar qualquer pessoa, incluindo crianças, e não há cura;

- A insuficiência renal é fatal quando o paciente não é submetido a diálise ou transplante;

- A lesão renal aguda (LRA) é uma queda súbita na função renal. Muitas vezes surge como uma complicação de outra doença grave;

- A diabetes não controlada e a pressão arterial alta, além de doenças cardiovasculares, são as maiores causas da DRC;

- Antecedentes familiares com doença renal também aumentam a incidência de quadros de DRCs;

- Fumar diminui o fluxo de sangue para os rins e impede que eles funcionem corretamente.

Fonte: Terra

Veja também

Clube de benefícios
+

Liberte suas paixões sem gastar uma fortuna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.