A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dentina carrega registro permanente de deficiência de vitamina D - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dentina carrega registro permanente de deficiência de vitamina D

Durante períodos de deficiência grave, novas camadas de dentina não podem mineralizar

Um novo método está começando a extrair respostas para as principais questões de evolução e migração, usando pistas escondidas logo abaixo do esmalte dentário.

Um grupo de pesquisadores da Universidade McMaster no Canadá, trabalhando com colegas no Quebec e na França, revelou o potencial do método em um artigo publicado no periódico Current Anthropology.

Em 2016, os pesquisadores primeiro estabeleceram que a dentina – o material que forma a maior parte do dente – carrega um registro permanente de deficiência de vitamina D, ou raquitismo. Durante períodos de deficiência grave, novas camadas de dentina não podem mineralizar, deixando marcadores microscópicos que cientistas podem ler como anéis de uma árvore.

Esses marcadores podem contar a história da adaptação humana quando o homem se mudou da África equatorial para regiões de luz mais baixa, e pode explicar as mudanças na pigmentação da pele para metabolizar mais luz solar ou como a vida interior prejudicou silenciosamente a saúde humana.

Até agora, não houve nenhuma maneira confiável para medir a deficiência de vitamina D ao longo do tempo. Como os autores mostram com exemplos de dentes antigos e modernos, o método é valioso para a compreensão de uma condição de saúde que hoje afeta mais de um bilhão de pessoas.

Megan Brickley, antropóloga da McMaster e autora principal do artigo ressalta que, “agora temos um recurso comprovado que poderia finalmente trazer respostas definitivas para questões fundamentais sobre os primeiros movimentos e condições das populações humanas – e novas informações sobre a importância da vitamina D para as populações modernas”.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.