A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dispositivo traz mais precisão para as tomadas radiográficas - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dispositivo traz mais precisão para as tomadas radiográficas

O dispositivo permite que se façam tomadas radiográficas sempre com o mesmo parâmetro

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia Fousp desenvolveram um projeto que promete otimizar o trabalho de dentistas, professores e pesquisadores da área, além de beneficiar os pacientes. Próximo de ser concluído e com a patente já registrada. O Posicionador Radiográfico Odontológico Individualizado foi desenvolvido pelas pesquisadoras Giselle Guimarães do Carmo, Kátie Rie Yabiku Utsunomiya e Rachelle Elisa Arantes Gobo, sob a coordenação dos professores Jorge Abrão e André Felipe Abrão.

Em muitas das áreas relacionadas à odontologia, as técnicas radiográficas são parte do cotidiano, tanto no diagnóstico de pacientes quanto no setor da pesquisa e do ensino. Uma das mais comuns é a periapical, que objetiva visualizar a anatomia dentária e as estruturas ao redor dos dentes. Apesar do desenvolvimento dos dispositivos radiográficos, esse tipo de exame ainda é muito suscetível a distorções, fazendo com que imagens tiradas em momentos distintos apresentem diferenças entre si, o que prejudica a avaliação do quadro do paciente em um tratamento com aparelho ortodôntico, por exemplo.

O dispositivo projetado na Fousp, que se encaixa nos posicionadores universais já utilizados nas radiografias, nasceu a partir desta problemática. “Todas as tomadas radiográficas têm um problema sério, que são as distorções. Quanto menos distorções elas tiveram, mais precisas elas vão ser”, explica o orientador do projeto, Jorge Abrão, complementado pelas pesquisadoras Giselle do Carmo e Rachelle Gobo, estagiárias do projeto. O dispositivo foi projetado com a ideia de minimizar essas distorções e visando a uma qualidade radiográfica, fidelidade de imagem e precisão.

Objetiva-se permitir sempre uma tomada na mesma posição. Ele possibilita a padronização do erro. Mesmo se eu tivesse tirado a radiografia de forma errada, com 45 graus, por exemplo, eu consigo tirar todas com o mesmo grau de distorção. O dispositivo permite que se façam tomadas radiográficas sempre com o mesmo parâmetro. Com cerca de sete centímetros de comprimento e de largura, o posicionador individualizado é encaixável aos universais disponíveis no mercado.

Feito de PLA (poliácido láctico), um tipo de plástico biodegradável e de baixo custo, tornando a produção do equipamento barata (os pesquisadores estimam em R$ 15,00 a unidade) e sustentável. Apesar de não ser descartável, o posicionador criado na FO é individual, sendo reutilizado por um mesmo paciente nas diferentes tomadas radiográficas. “Ele está basicamente concluído, faltam detalhes para a comercialização, estamos fazendo os últimos testes. Dependendo das indústrias e do interesse, em no máximo seis meses estará sendo comercializado”, finalizam.

Fonte e fotos: Jornal da USP

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Descontos exclusivos em todo o site da Puket!

Descontos especiais

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.