A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Nova pesquisa pode revolucionar tratamento de canal - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Nova pesquisa pode revolucionar tratamento de canal

Fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia efetiva para regenerar completamente as funções do dente

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde Oregon (OHSU) desenvolveram um processo revolucionário que permite construir vasos sanguíneos novos nos dentes usando construção de tecido dentário pré-vascularizado.

A técnica permite antecipar o tratamento, e há obtenção eficaz e resultados mais duradouros no tratamento de canal. “Este processo elimina o suprimento de sangue e nervo do dente, tornando-o inerte e anulando qualquer resposta biológica ou mecanismo de defesa. Sem essa funcionalidade, o dente adulto pode ser perdido mais cedo, o que pode resultar em maiores problemas, como a necessidade de dentaduras ou implantes dentários”, explicou o principal investigador e professor assistente Dr. Luiz E. Bertassoni, da Faculdade de Odontologia da OHSU.

Nova Técnica
Processo inspirado em impressão 3-D para criar vasos sanguíneos no laboratório, a nova técnica envolve posicionar um molde de fibra feito de moléculas de açúcar no canal e injetar um material parecido com gel (similar à proteínas encontradas no corpo) preenchido com células da polpa dentária. “Este resultado prova que a fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia efetiva para regenerar completamente as funções do dente”, disse Bertassoni. “Nós acreditamos que esta descoberta pode mudar o modo de como os tratamentos de canais serão feitos no futuro”.

O estudo, intitulado A novel strategy to engineer pre-vascularized full-length dental pulp-like tissue constructs, foi publicado on-line em 12 de junho na revista Scientific Reports. Foi financiado pelo instituto “National Institute of Dental and Craniofacial Research of the National Institutes of Health” e pela fundação “OHSU Medical Research Foundation”.

Fonte: Dental Tribume

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos em todos produtos do site!

Descontos especiais

Saiba mais

Com desconto direto da fábrica!

Descontos especiais

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.