A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

III Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS contou com palestra sobre SUS Digital - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

III Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS contou com palestra sobre SUS Digital

O III Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS, realizado no dia 25 de janeiro durante o CIOSP 2024, reuniu os coordenadores estaduais e municipais de Saúde Bucal e os profissionais que atuam na ponta do serviço público atendendo a população. O objetivo é proporcionar novos conhecimentos e acessos a tecnologia e pesquisas que visem a melhoria das práticas clínicas.

Destaque para a palestra da Dra. Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, que falou sobre “O SUS Digital e perspectivas para 2024”. Ela explicou que a saúde digital é o conjunto de saberes, técnicas, atitudes e valores que se desenvolvem a partir do crescimento do espaço digital.

“A saúde digital no SUS começou com a telessaúde, que inclui teleconsultoria, teleconsulta, teletriagem, entre outros. Depois vieram os termos e-saúde e saúde digital. A informação digital é importante. Para aplicar a inteligência artificial, por exemplo, precisamos de grandes bancos de dados”, explicou.

Segundo ela, a saúde digital, seja no SUS, seja no sentido mais amplo, traz oportunidades para fazer uma melhor gestão, tomar decisões mais bem informadas, ampliar o acesso dos pacientes ao sistema de saúde com qualidade, oferecendo uma continuidade do cuidado através do prontuário eletrônico. “Mas também há riscos relacionados à proteção de dados. Precisamos fazer um balanceamento entre oportunidades e desafios”, disse.

Dra. Ana Estela explicou que, com a criação da Secretaria de Informação e Saúde Digital, formou-se um guarda-chuva com múltiplas ações, como o programa SUS Digital, que tem por objetivo avançar nessa transformação. Entre os pontos importantes estão a conectividade e a interoperabilidade, que é capacidade de diferentes sistemas de informação trabalharem de forma integrada e trocarem informações de maneira eficaz e segura. “Precisamos equilibrar dados abertos com a proteção de dados”, disse.

Na sequência, a Dra. Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, apresentou o tema: “O Ministério da Saúde e a Saúde Bucal no SUS: avanços em 2023 e perspectivas para 2024”. “Não iniciamos ainda a inclusão da Saúde Bucal no SUS Digital, mas temos um Grupo de Trabalho formado pela Coordenação Geral de Saúde Bucal e a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), e estamos caminhando com o apoio da Dra. Ana Estela”, disse.

Ela ressaltou que a Política Nacional de Saúde Bucal está sendo atualizada e, para isso, os coordenadores estaduais da Saúde Bucal e os coordenadores municipais da Saúde Bucal das capitais foram convidados a este evento no CIOSP para se debruçarem juntos sobre o tema, a fim de que tenham participação bastante ativa no processo.

“Há na Lei uma diretriz que envolve o desenvolvimento de uma política de educação permanente em saúde para os trabalhadores em Saúde Bucal, com o objetivo de implementar projetos de mudança na formação em nível técnico, graduação e pós-graduação, de modo a atender as necessidades da população e aos princípios do SUS. Essa é uma das diretrizes que conversa muito com o SEIDIGI e as tecnologias digitais utilizadas”, explicou.

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você encontra as melhores marcas!

Descontos especiais.

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Condições exclusivas para associados.

Condições Exclusivas

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.