A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

11º ENAT debateu avanços e desafios para ASBs e TSBs no 41º CIOSP - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

11º ENAT debateu avanços e desafios para ASBs e TSBs no 41º CIOSP

A abertura do 11º ENAT – Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASB e TSB) aconteceu no dia 26 de janeiro, durante o CIOSP 2024, sendo mais um marco na jornada de aprimoramento profissional desses importantes membros da equipe odontológica.  Este ano, o tema principal foi “O ENAT como meio de incremento de conhecimento para o TSB e ASB”.

Participaram da abertura do evento o Dr. Edélcio Francisco Anselmo, coordenador geral do ENAT; o Dr. Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); e o Dr. Marco Manfredini, conselheiro e tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e consultor em serviços de saúde do COSEMS/SP.

Em seu discurso, Dr. Chediek lembrou a promulgação da Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões em todo o território nacional. Ele destacou a inegável importância dos ASBs e TSBs e propôs a realização de um mutirão unindo os profissionais e os conselhos de classe.

“Ainda há Cirurgiões-Dentistas que desempenham suas funções sem o suporte legal de um auxiliar ou técnico registrado. Isso configura prática ilegal da profissão. Além disso, algumas prefeituras ainda não adotam a nomenclatura correta, precisamos denunciar. Devemos lutar, ainda, por investimentos na capacitação desses profissionais e discutir de maneira sensata o piso salarial. Tudo isso para fortalecer ainda mais a categoria”, expôs.

Por sua vez, Dr. Manfredini salientou a importância do conceito da equipe de saúde bucal. “Felizmente, contamos com profissionais qualificados que vão além de simplesmente abrir a porta e esterilizar os instrumentos. Reconhecemos a relevância desse papel”, disse.

Ele destacou, ainda, números importantes na educação sobre a doença cárie no Estado de São Paulo. Por exemplo, em 1986, na faixa etária dos 12 anos, quase sete dentes permanentes eram atacados por lesões de cárie, conforme levantamento do Ministério da Saúde. “Acreditamos que estamos caminhando em direção à marca de um dente afetado.”

Iniciando o encontro, Dr. Edélcio lembrou que o ENAT teve sua primeira edição em 2012, através do esforço do Dr. Paulo Murilo Fontoura Júnior. Desde então, o evento tem evoluído a cada ano, tornando-se fundamental para a valorização e atualização desses profissionais. Seu objetivo é proporcionar conhecimento, troca de experiências e promover a integração desses profissionais com Cirurgiões-Dentistas. 

Os temas das palestras desta edição foram escolhidos considerando as demandas atuais e futuras da prática odontológica. “Buscamos abordar desde aspectos técnicos, como biossegurança, até desafios específicos enfrentados pelos ASBs e TSBs, como a atuação freelancer em consultórios e clínicas odontológicas privadas. Este é um campo em crescimento, e muitos profissionais têm dúvidas sobre remuneração, formatação e formalização de contratos”, explicou o Dr. Edélcio.

Entre os destaques estão a discussão sobre a Odontologia do trabalho, emergências médicas no consultório odontológico e como ASBs e TSBs devem agir nessas situações críticas, bem como a importância desses profissionais no gerenciamento de resíduos, destacando seu papel na promoção de práticas sustentáveis e seguras. A questão da desvalorização e da falta de reconhecimento também foi explorada, buscando compreender as raízes do problema e possíveis soluções.

A inserção e representatividade dos Técnicos em Saúde Bucal na pesquisa e desenvolvimento de produtos estiveram na pauta, incluindo os desafios e as oportunidades que surgem nesse cenário. Além disso, o ENAT proporcionou insights valiosos sobre como acelerar a aprovação de ASBs e TSBs em concursos públicos, reconhecendo a importância desses profissionais no setor público de saúde bucal.

“É imprescindível que todos os presentes se comprometam a multiplicar as experiências adquiridas, possibilitando que a classe profissional alcance os objetivos defendidos. Sem a união, a valorização profissional torna-se uma tarefa árdua. O propósito do nosso trabalho é oferecer o suporte necessário para ajudar esses profissionais a conquistarem o reconhecimento almejado”, reforçou o Dr. Edélcio.

Veja também

Clube de benefícios
+

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Muita diversão em condições especiais!

Até 30% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.